! Em busca de classificação, Iraque abandona retranca contra Nova Zelândia - 20/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
20/06/2009 - 07h00

Em busca de classificação, Iraque abandona retranca contra Nova Zelândia

O Iraque terá que mudar sua postura para seguir vivo na Copa das Confederações. Após se manter na retranca nos dois primeiros jogos, o atual campeão asiático precisa de uma goleada contra a eliminada Nova Zelândia, neste sábado, às 15h30 (horário de Brasília), em Johannesburgo, pela última rodada da primeira fase, para conseguir uma classificação histórica.

Terceiro colocado do Grupo A, o Iraque tem um ponto e saldo negativo de um gol. Para avançar às semifinais, precisa derrotar a equipe da Oceania por uma boa margem e torcer para a Espanha, líder da chave com seis pontos, derrotar a África do Sul. Os anfitriões, comandados pelo brasileiro Joel Santana, estão na segunda posição, com quatro pontos e dois gols de saldo.

Com a vaga podendo ser decidida no saldo de gols, a seleção iraquiana terá que mostrar no ataque a mesma qualidade apresentada na defesa nos dois primeiros jogos. Na estreia, conseguiu superar a pressão da África do Sul e segurou o empate por 0 a 0. Já contra a Espanha, atual campeã europeia, perdeu por apenas 1 a 0.

"Estou satisfeito", disse o técnico do Iraque, o sérvio Bora Milutinovic. "Nossa organização foi perfeita, pois não perdemos de 5 a 0 para a Espanha", comentou o treinador, que tem apenas mais três meses de contrato com a seleção asiática.

Sem pretensões no torneio, a Nova Zelândia tem como motivação a possibilidade de marcar seu primeiro ponto na história da Copa das Confederações. Em três participações na competição, acumulou oito derrotas e nunca passou da primeira fase.

"Alguns jogadores falharam contra a África do Sul, mas temos a oportunidade de conquistar nosso primeiro ponto no sábado", disse o técnico da Nova Zelândia, Ricki Herbert, que admitiu que pode realizar algumas mudanças na equipe que perdeu os dois primeiros jogos. "Nossos jogadores lutaram muito contra a África do Sul, mas alguns estão com as pernas cansadas e precisam de repouso".

Uma das mudanças pode ser a saída do goleiro Glenn Moss, que sofreu sete gols nos primeiros dois jogos, para a entrada de Mark Paston. "Glenn pode ficar orgulhoso com o que fez, mas não temos muito tempo juntos e precisamos aprender algumas coisas com esse torneio", disse Herbert.

IRAQUE x NOVA ZELÂNDIA

Data: 20/06/2009 (sábado)
Horário: 15h30 (horário de Brasília)
Local: estádio Ellis Park, em Johannesburgo (AFS)
Árbitro Howard Webb (ING)
Auxiliares: Peter Kirkup e Michael Mullarkey (ING)

Iraque
Mohammed Kassid; Salam, Ali Hussein e Basem; Mohammed Ali, Fareed Majeed, Nashat, Karrar e Mahdi; Imad e Younus
Técnico: Bora Milutinovic

Nova Zelândia
Moss (Paston); Mulligan, Vicelich, Boyens e Lochhead; Elliott, Bertos, Brown e Christie; Smeltz e Killen
Técnico: Ricki Herbert

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host