! Após 15 anos, Brasil sai em vantagem em nova 'decisão' contra Itália - 21/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
21/06/2009 - 07h00

Após 15 anos, Brasil sai em vantagem em nova 'decisão' contra Itália

Nove títulos mundiais em campo e a repetição de um jogo que já decidiu duas Copas do Mundo. Às 15h30 (de Brasília) deste domingo, no estádio Loftus Versfeld, em Pretoria, Brasil e Itália voltam a se enfrentar por uma competição oficial após 15 anos e com vantagem dos pentacampeões. Líder do grupo B da Copa das Confederações, a seleção de Dunga entra na partida menos pressionada e embalada no torneio da África do Sul.

Cenário que pode ajudar o Brasil em um dos principais clássicos do futebol mundial. Entre amistosos e jogos oficiais, os países já se enfrentaram 13 vezes, com seis triunfos brasileiros, cinco europeus e dois empates. Mas nas duas partidas mais importantes, a vantagem da seleção é maior: em duas finais de Copa, o Brasil levou a melhor em ambas, sendo campeão em 1970 e 1994.

O triunfo no Mundial dos Estados Unidos, inclusive, marcou o último encontro das duas potências em competições oficiais. Agora, 15 anos depois, a história se repete em partida fundamental para a definição dos classificados às semifinais. Presente em 1994 como capitão, o hoje técnico Dunga não esquece aquele dia.

"A maior lembrança que tenho é do momento em que subi para receber o troféu. Foi a realização de um sonho de menino. Nunca tinha visto o Brasil ser campeão do mundo e naquele dia o sonho de uma geração se concretizou, já eram 24 anos sem uma Copa. A nossa seleção conseguiu, então a comemoração fica na memória", recordou Dunga.

BRASIL X ITÁLIA EM NOVO CLÁSSICO
Folha Imagem
Dunga enfrentou a Itália em 1994 como jogador e agora dirige a seleção nacional
AP
O treinador Marcelo Lippi tenta levar a seleção italiana às semifinais do torneio
F. TORRES EXALTA OS ESPANHÓIS
PAGINA DA SELEÇÃO BRASILEIRA
No entanto, para ele, a história hoje favorece a Itália e só poderá ser realmente modificada em 2010, na Copa da África do Sul. "A Itália é a atual campeã do mundo, então é a melhor de todas as seleções. Temos que vencê-la em uma Copa para nos tornamos melhores. Nosso pensamento é lá no Mundial", emendou o treinador.

Enquanto o ano que vem não chega, o Brasil tem a chance de pela primeira vez na história superar o rival duas vezes na mesma temporada. Em fevereiro, a seleção venceu por 2 a 0 amistoso disputado em Londres. O segundo triunfo, se acontecer, pode até eliminar os italianos da Copa das Confederações.

A equipe de Dunga lidera o grupo B com seis pontos e quatro gols de saldo. A Itália aparece logo em seguida, com três pontos e saldo positivo de um gol. No entanto, se o time europeu perder o clássico deste domingo, precisará torcer para que o Egito não vença os Estados Unidos.

"Na Copa de 2006, a Itália começou mal e foi campeã. É uma seleção que não pode ser menosprezada em nenhum momento, mas se a gente puder eliminá-los seria o ideal", comentou Kaká.

A escalação do Brasil neste domingo é um mistério, mas pelo menos dois jogadores poupados na rodada passada devem voltar: Juan e Elano. Nas laterais, porém, Maicon e André Santos podem ser mantidos em detrimento de Daniel Alves e Kléber, respectivamente.

Pelos lados da Itália, Lippi pode promover a entrada de Luca Toni desde o início do jogo no lugar de Quagliarella. O restante do time deve ser o mesmo que caiu diante da surpreendente equipe do Egito na partida passada.

ITÁLIA X BRASIL

Data: 21/06/2009 (domingo)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Local: estádio Loftus Versfeld, em Pretoria (África do Sul)
Transmissão na TV: Bandeirantes, Globo e Sportv
Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Auxiliares: Hector Vergara (MEX) e Marvin Torrentera (MEX)

Itália
Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Grosso; Gattuso, De Rossi, Pirlo e Rossi; Quagliarella (Luca Toni) e Iaquinta
Técnico: Marcelo Lippi

Brasil
Júlio César; Maicon (Daniel Alves), Lúcio, Juan e André Santos (Kléber); Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host