! Decisivo no 1º tempo, Brasil aprende a administrar vantagem - 22/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
22/06/2009 - 07h00

Decisivo no 1º tempo, Brasil aprende a administrar vantagem

O primeiro tempo da seleção brasileira na Copa das Confederações tem sido decisivo. Dona do melhor ataque com dez gols, a equipe de Dunga fez 80% deles antes do intervalo. Na estreia, o time vacilou e sofreu para ganhar, mas a lição teve utilidade no restante da primeira fase.

No último domingo, a seleção despachou a Itália no primeiro tempo. Fez 3 a 0 e administrou a vantagem até o final. O mesmo já tinha acontecido diante dos Estados Unidos: após abrir 2 a 0 na etapa inicial, marcou o terceiro na segunda parte e pôde até dar descanso a alguns titulares.

"Nosso primeiro tempo contra a Itália foi excelente. Fizemos os três gols e depois cadenciamos o jogo. O nosso time soube entender a partida", avaliou Kaká, destacando a evolução da seleção quando está em vantagem no placar.

O Egito foi o único adversário que soube explorar a desatenção brasileira na etapa final. Na primeira rodada, começou o segundo tempo perdendo por 3 a 1, chegou ao empate e só sofreu o quarto gol da derrota por 4 a 3 nos minutos finais, em pênalti convertido por Kaká.

"Quando consegue a vantagem no placar, o nosso time já sabe a hora certa para voltar à marcação. Não estamos relaxando. Sabemos que não temos só que atacar", opinou o volante Gilberto Silva, segundo que mais desarmou contra a Itália no levantamento do Datafolha: foram 15 bolas roubadas.

De acordo com Robinho, a redução do volume ofensivo do Brasil no segundo tempo é proposital, principalmente devido ao cansaço. Contra a Itália, Júlio César teve mais trabalho que Buffon depois do intervalo.

"O 3 a 0 já estava de bom tamanho, o jogo estava ganho. Mas se a gente precisasse do resultado, apertaria mais a Itália. O importante nessa hora é tocar a bola e não sair desesperadamente para o ataque. Queremos sempre tentar fazer o resultado no primeiro tempo para administrar no segundo", completou Robinho.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host