! Seleção tem nesta quinta amostra de 1ª Copa no frio em 32 anos - 24/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
24/06/2009 - 18h00

Seleção tem nesta quinta amostra de 1ª Copa no frio em 32 anos

A previsão do tempo para Johanesburgo aponta probabilidade de temperatura negativa para a noite desta quinta-feira, quando as seleções de Brasil e África do Sul duelam por uma vaga na decisão da Copa das Confederações. Assim, o futebol nacional terá uma amostra para o ano que vem, do primeiro Mundial no frio em 32 anos.

Segundo a meteorologia local, o termômetro deverá marcar em Johanesburgo -1° na noite de quinta. Será um teste para o Mundial de 2010, que certamente terá partidas disputadas em temperaturas baixas.

A última Copa disputa no frio aconteceu em 1978, na Argentina, quando o país da casa saiu vencedor. De lá para cá, todos os Mundiais foram disputados no hemisfério norte, em pleno verão, em nações de Europa, Ásia e América (Espanha-82, México-86, Itália-90, EUA-94, França-98, Japão/Coreia do Sul-2002 e Alemanha-2006).

Na véspera da decisão contra os sul-africanos, os brasileiros disseram não se incomodar com a provável presença do frio no jogo do estádio Ellis Park.

"A seleção brasileira tem jogadores acostumados com o frio. Muitos jogam na Europa. Se for um problema, é para as duas seleções", declarou o volante Felipe Melo.

"Não tem problema. O jeito é você se aquecer muito bem antes da partida e pedir para o massagista caprichar antes do jogo", endossou o lateral-direito Maicon.

O preparador físico Paulo Paixão também minimiza os efeitos do frio sobre os jogadores da seleção na partida desta quinta, descartando medidas especiais para proteger os atletas da baixa temperatura.

"O frio exige uma série maior de alongamento, já que a musculatura estará muito encurtada. Boa parte desse grupo está acostumada a jogar com temperatura baixa por atuar na Europa. Em termos de desgaste, desde que não seja como o da Rússia, o frio traz menos prejuízos aos jogadores do que um calor de 38ºC ou 40ºC", comentou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host