! Em 1ª final Fifa, EUA têm terceira grande vitória de sua história - 25/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
25/06/2009 - 07h10

Em 1ª final Fifa, EUA têm terceira grande vitória de sua história

A vitória sobre a campeã europeia Espanha na semifinal da Copa das Confederações na última quarta-feira pode ser considerada uma das três mais importantes da história do futebol dos Estados Unidos, simbolicamente, em triunfo que credencia o time da Concacaf para sua primeira decisão de um torneio com a chancela da Fifa, pelo menos entre os homens.

NOVA VITÓRIA HISTÓRICA DOS EUA
AFP
A seleção dos Estados Unidos bateu a Espanha e conquistou um triunfo histórico
AFP
E fez a festa da torcida norte-americana na África, que homenageou Barack Obama
BRASIL E ÁFRICA DO SUL FAZEM SEMI
CRIADOR DE VUVUZELA PERDE LUCRO
AVIÃOZINHO DE ZAGALO É MEMÓRIA
PÁGINA DA C.DAS CONFEDERAÇÕES
Com a vaga na decisão de um torneio Fifa, os EUA podem encarar o inesperado triunfo sobre os espanhóis como façanha semelhante às vitórias mais relevantes de seu histórico em Copas do Mundo.

Em 1950, os norte-americanos eliminaram a Inglaterra da Copa do Brasil, em ilustre jogo disputado na cidade de Belo Horizonte, que até filme virou nos EUA. Mesmo assim, o time acabaria aquele mundial apenas na 10ª posição

No entanto, antes da Copa das Confederações deste ano, os EUA tinham como desempenho mais próximo de uma final Fifa a campanha na Copa de 1930, a primeira de todas. No Mundial do Uruguai, ainda na época do amadorismo, os norte-americanos chegaram à semifinal, em que foram batidos pela Argentina por 6 a 1. Antes, derrotaram Paraguai e Bélgica.

Na 'era moderna' do futebol, os EUA têm como principal feito a vitória sobre o arquirrival regional México na Copa de 2002, por 2 a 0, em resultado que levou o time às quartas-de-final, fase em que acabaria eliminado pela Alemanha.

Para a história, o sucesso de quarta diante dos atuais campeões europeus pode se igualar aos feitos contra Inglaterra e México. Pelo menos até domingo, quando a equipe terá a chance de primeiro título internacional.

Isso entre os homens, já que a equipe feminina do país conquistou uma série de títulos, mundiais e olímpicos.

Após o triunfo por 2 a 0 sobre os espanhóis em Bloemfontein, os Estados Unidos esperam a definição do adversário da final de domingo. O rival norte-americano sai do confronto desta quinta entre Brasil e anfitriã África do Sul, às 15h30 (de Brasília).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host