! Na mira da Fifa, trânsito atrasa seleção para treino no Soweto - 26/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
26/06/2009 - 13h11

Na mira da Fifa, trânsito atrasa seleção para treino no Soweto

Um dos temas que preocupa a Fifa para a Copa do Mundo de 2010, o trânsito atrapalhou o planejamento da seleção nesta sexta-feira. Por culpa do intenso tráfego registrado nesta tarde em Johanesburgo, os jogadores reservas do Brasil chegaram atrasados ao Orlando Stadium, local escolhido para o treino.

Enquanto a maioria dos titulares seguiu para uma academia para fazer trabalho de recuperação, os jogadores que não iniciaram a semifinal da última quinta-feira, na vitória por 1 a 0 sobre a África do Sul, foram para o estádio localizado em Soweto, bairro que abriga cerca de um terço da população da cidade.

Mesmo escoltado pela polícia, que abriu caminho pelas ruas de Johanesburgo, o ônibus com os reservas da seleção chegou ao estádio às 17h30 do horário local (12h30, de Brasília), meia hora depois do programado. A atividade só começou às 17h45. Funcionários da CBF que não foram com o ônibus sofreram ainda mais com o problema.

Na cultura local, o dia útil acaba mais cedo na sexta-feira. Muitas empresas liberam seus funcionários, no máximo, até as 16h. Algumas companhias encerram o expediente às 13h. Por isso, o trânsito começa a se complicar cedo.

O transporte em geral tem causado cobranças sobre o Comitê Organizador da Copa de 2010. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, já reclamou do trânsito na semana passada após se atrasar para uma entrevista. Nesta sexta, voltou a abordar o assunto. "É preciso melhorar nessa questão."

Chefe do Comitê Organizador, Danny Jordaan admitiu o problema, mas focou os cuidados no transporte público. "Sabemos que é uma deficiência, principalmente no transporte público, mas no ano que vem teremos muitos ônibus novos para atender a demanda", argumentou.

Apesar do atraso, os reservas da seleção brasileira trabalharam normalmente no Orlando Stadium acompanhados por cerca de cem torcedores que encararam o frio de 5ºC e aproveitaram os portões abertos. Nilmar e Júlio Baptista não iniciaram a partida de quinta-feira, mas seguiram para a academia com os titulares.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host