! Organizador da Copa-2010 diz que Brasil só atuará em grandes estádios - 26/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
26/06/2009 - 09h05

Organizador da Copa-2010 diz que Brasil só atuará em grandes estádios

Se os jogadores brasileiros reclamam das barulhentas vuvuzelas, as cornetas que simbolizam os torcedores sul-africanos, no ano que vem, durante a Copa do Mundo, o zumbido deve ser pior. O Brasil só irá atuar nos maiores estádios do país.

A afirmação foi feita por Danny Jordaan, presidente do COL (Comitê Organizador Local). Segundo ele, não haverá sedes fixas no Mundial.

Isso significa que as seleções jogarão a primeira fase em cidades diferentes. '"As grandes seleções, como o Brasil, jogarão em sedes com estádios grandes. Esse é o nosso plano", declarou Jordaan hoje à reportagem no Ellis Park, em Johannesburgo.

Pela lógica de Jordaan, o Brasil _que ainda não está matematicamente classificado para a Copa_ pode ser o cabeça de chave do grupo E e fará seus jogos nas três maiores arenas.

As sedes serão Durban e Cidade do Cabo, ambas com estádios para 70 mil pessoas, além do Soccer City, em Johannesburgo, o maior do país, com ao menos 92 mil lugares.

Segundo Jordaan, a possibilidade que foi ventilada de a África ter sedes fixas por conta dos problemas de deslocamento é 'absurda". O presidente da Fifa, Joseph Blatter, questionado sobre o assunto, disse que essa era uma 'ideia", mas não se estendeu na questão.

Ele afirmou que o sistema de transportes precisa de 'ajustes", mas que o governo sul-africano terá gasto um total de US$ 75 bilhões (cerca de R$ 147 bilhões) em obras de infraestrutura até o início do torneio, em 11 de junho de 2010.

"Não acredito que teremos problemas de deslocamento porque boa parte das sedes estão próximas umas às outras", disse o presidente do COL.

Das nove sedes do torneio, cinco delas estão num raio de distância de 420 km de Johannesburgo, o principal centro do Mundial. As outras três _Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Durban _, cidades litorâneas, também ficam próximas umas das outras. No país, as estradas estão em boas condições e é fácil percorrê-las de carro.

O sorteio dos grupos do Mundial será no dia 4 de dezembro, na Cidade do Cabo.

Os organizadores já comemoram os primeiros cinco classificados, principalmente Japão e Austrália, que devem atrair muitos turistas. A expectativa é a de que cerca de 450 mil estrangeiros visitem a África do Sul durante o Mundial do ano que vem.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host