! Kaká é eleito o melhor; L. Fabiano cumpre promessa e leva chuteira de ouro - 28/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
28/06/2009 - 17h28

Kaká é eleito o melhor; L. Fabiano cumpre promessa e leva chuteira de ouro

O meia Kaká foi eleito pela organização da Fifa o melhor jogador da Copa das Confederações após a vitória de virada por 3 a 2 contra os Estados Unidos neste domingo na África do Sul que rendeu a seleção brasileira o título da competição. O atacante Luís Fabiano foi eleito o segundo melhor, enquanto o norte-americano Dempsey ficou com o terceiro posto.

BRASILEIROS SÃO PREMIADOS
REUTERS/Jerry Lampen
Luís Fabiano recebeu dois prêmios, e Kaká foi eleito o melhor jogador da competição
BRASIL CONQUISTA O TÍTULO
COMENTE A CONQUISTA DA SELEÇÃO
BAIXE O PÔSTER DO TIME CAMPEÃO
LÚCIO DEDICA TÍTULO À ESPOSA
BRASIL É O 1º A VIRAR FINAL
Kaká se tornou o quarto brasileiro a conquistar a bola de ouro na história da Copa das Confederações. Antes dele, Denílson (1997), Ronaldinho Gaúcho (1999) e Adriano (2005) haviam recebido esta honraria.

Para Luis Fabiano, a alegria foi ainda maior, já que o jogador recebeu a chuteira de ouro por ter marcado cinco gols e sido o artilheiro da Copa das Confederações. A promessa de um gol por jogo feita no início do torneio foi cumprida, pois o atacante disputou cinco partidas na competição.

Desta forma, Luís Fabiano seguiu a dinastia brasileira na Copa das Confederações, já que em seis edições da competição (reconhecidas pela Fifa), quatro brasileiros receberam esta honraria - além de Luís Fabiano, Romário (1997), Ronaldinho Gaúcho (1999) e Adriano (2005) foram agraciados.

E a conquista não foi fácil, sendo garantida apenas na final contra os Estados Unidos. Luís Fabiano entrou em campo empatado com Fernando Torres e Villa, da Espanha, com três gols.

A disputa ficou ainda mais acirrada durante a final, já que o norte-americano Dempsey deixou a sua marca no primeiro tempo e fez o seu terceiro gol na competição. Mas logo no início do segundo tempo, Luís Fabiano, em bela jogada individual, marcou o tento que diminuiu o placar para 2 a 1 contra os Estados Unidos.

E, de forma dramática, Luís Fabiano fez outro gol. Em bela jogada de Kaká, o meia da seleção brasileira cruzou da esquerda. Robinho, sozinho, chutou na trave. Luís Fabiano, no rebote, marcou o tento de empate da seleção brasileira - o seu quinto na Copa das Confederações.

* Atualizada às 17h49

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host