UOL Esporte Copa do Brasil
 
Ricardo Nogueira/Folha Imagem

André (e), Robinho (c) e Neymar fazem uma dancinha para comemorar o primeiro gol

05/05/2010 - 23h46

Santos vence Atlético-MG, garante vaga à semifinal e volta a festejar na Vila

Do UOL Esporte
Em Santos (SP)

No duelo dos campeões estaduais nas quartas de final da Copa do Brasil, o Santos prolongou a comemoração pelo título paulista ao vencer o Atlético-MG, por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, e classificar-se à semifinal da competição. O placar agregado do confronto foi 5 a 4 para os santistas.

André, Neymar e Wesley foram os responsáveis pelos gols do Santos. O Galo marcou o seu com Correa, mas precisava de outro gol para levar a decisão da vaga aos pênaltis.

Na semifinal, o Santos encara o Grêmio. A ordem de mando das duas partidas será definida na tarde de quinta-feira. Do outro lado da chave, Atlético-GO e Vitória disputam uma vaga à final. A decisão da competição só acontecerá após a Copa do Mundo.

O clima de rivalidade era evidente no confronto após as provocações dos santistas a Vanderlei Luxemburgo durante a semana . O treinador foi recebido com hostilidade pela torcida santista. Os gritos de “mercenário” apimentavam ainda mais o duelo.

Com o 3 a 2 para o Atlético-MG, no jogo de ida, no Mineirão, o Santos entrou em campo precisando de uma vitória simples para passar de fase. Determinado, o time pressionou a saída de bola atleticana e aplicou um sufoco no início do jogo. O Galo sobrevivia na base dos “chutões” e pouco aparecia no campo ofensivo.

Com tanta pressão aplicada, o time da Vila chegou ao primeiro gol, aos 16 minutos, justamente em uma roubada de bola no campo defensivo do Atlético. Ganso foi o responsável pelo desarme. O meia rolou para Neymar na ponta esquerda da área, em posição irregular, e o camisa 11 cruzou para André desviar para o gol.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
16min - GOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Ganso rouba a bola na entrada da área, e toca para Neymar. O atacante entra livre pelo lado esquerdo e rola para André completar para o gol.
26min - Em triangulação rápida, Pará recebe passe de Robinho e chuta forte na entrada da área. Aranha se estica para fazer ótima defesa, espalmando a bola para escanteio.
34min - NA TRAVE! Diego Tardelli carrega a bola até a entrada da área, e chuta colocado, no canto direito de Felipe. A bola toca na trave, e Ricardinho desperdiça a chance no rebote.
43min - GOOOLLLLL DO SANTOS! Pará rouba a bola e inicia contra-ataque veloz. O lateral passa para Robinho, que chuta cruzado, e vê Neymar, livre, escorar para o gol.
45min - GOOOLLLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Ganso evita o gol do Atlético ao cortar uma cabeça de Fabiano. Porém, a bola sobra para Correa, que chuta forte no canto direito de Felipe.
SEGUNDO TEMPO
4min - GOOOLLLLL DO SANTOS!!!! Edu Dracena aparece na área, e rola para Wesley. O meia tem tempo para preparar o chute forte de perna esquerda, e marcar o terceiro do Santos.
29min - Arouca arrisca chute de fora da área, e Aranha espalma a bola. No rebote, André chega atrasado e perde boa chance.
31min - Robinho rouba a bola de Zé Luis e entra livre na área, na frente de Aranha. O atacante desperdiça ótima oportunidade ao chutar para fora.

Após o gol sofrido, o Galo passou atuar com mais jogadores à frente da linha do meio-de-campo. Precisando de gols, o time comandando por Luxemburgo passou a assustar e chegou perto de marca o primeiro, aos 34 minutos, quando Diego Tardelli chutou a bola na trave.

O panorama do jogo mudou completamente, e o Santos passou a aproveitar os contra-ataques. Em um deles, puxado por Pará, aos 43 minutos, Robinho recebeu a bola na direita da área, e rolou para Neymar completar para o gol vazio.

A torcida santista estava animada, e preparada para festejar no intervalo. Porém, Correa diminuiu em chute forte de fora da área, aos 45 minutos, e deixou o estádio calado. O placar parcial de 2 a 1 garantia a classificação santista, pelos gols marcados fora de casa.

Para o segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo sacou Ricardinho e colocou Leandro para ganhar velocidade. Rapidez quem teve foi o Santos, que marcou o terceiro logo aos 4 minutos. Wesley aproveitou passe de Edu Dracena, a surpresa na grande área, e chutou forte no meio do gol.

Luxa, então, partiu para nova substituição, colocando Evandro no lugar de Correa. Sem ver resultados práticos, o treinador atleticano gastou a última alteração aos 20 minutos, com a entrada de Marques no lugar de Júnior.

O Atlético-MG pouco ameaçava o Santos. O adversário, porém, era perigoso nos contra-ataques. Robinho perdeu a chance de carimbar a classificação, aos 31 minutos, ao perder ótima chance na frente de Aranha.

A tarefa santista de segurar o resultado foi facilitada com a expulsão de Fabiano, aos 37 minutos. O time mandante teve tranquilidade para tocar a bola nos minutos finais, e esperar o fim do jogo para festejar novamente.

SANTOS 3 X 1 ATLÉTICO-MG

SANTOS
Felipe; Pará, Durval, Edu Dracena e Léo (Alex Sandro); Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Zé Eduardo), Robinho e André (Marquinhos).
Técnico: Dorival Júnior.

ATLÉTICO-MG
Aranha, Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Júnior (Marques); Zé Luis, Fabiano, Correa (Evandro) e Ricardinho (Leandro); Muriqui e Diego Tardelli.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Data: 05/05/2010
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Adson Márcio Lopes Leal (BA) e Belmiro da Silva (BA)
Público: 14.245 pagantes
Renda: R$ 278.478,00
Cartões amarelos: Ricardinho, Diego Tardelli, Fabiano (ATL); Neymar (SAN)
Cartão vermelho: Fabiano (ATL)
Gols: André (SAN), aos 16min, Neymar (SAN), aos 43min, e Correa (ATL), aos 45min do primeiro tempo; Wesley (SAN), aos 4min do segundo tempo
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host