Topo

Palmeiras volta ao estádio em que conquistou seu último título nacional de elite

Murtosa, Basílio e Taddei comemoram título da Copa dos Campeões, em 2000 - Eduardo Knapp/Folha Imagem
Murtosa, Basílio e Taddei comemoram título da Copa dos Campeões, em 2000 Imagem: Eduardo Knapp/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

13/03/2012 17h50

O Palmeiras volta, nesta quarta-feira, ao palco do seu último título nacional de elite. Em 2000, o time foi campeão da Copa dos Campeões, competição extinta, mas que dava vaga para a Copa Libertadores no Estádio Rei Pelé. O treinador da época era Flávio Murtosa e o adversário da final foi o Sport. Depois dessa conquista, houve o triunfo na Série B, em 2003, mas a maioria dos torcedores prefere esquecer essa passagem. 

O jogo terminou na vitória por 2 a 1, com gols de Alberto, que depois jogaria no Santos, e do colombiano Asprilla. Os 11 que entraram em campo foram Sérgio; Neném, Paulo Turra, Agnaldo e Jorginho; Fernando, Rodrigo Taddei e Juninho; Asprilla, Alberto e Basílio.

"Os mais cotados para o título eram São Paulo e Flamengo, que tinham um grupo forte. O Felipe (Felipão) já tinha acertado a ida para o Cruzeiro e, como o Palmeiras estava refazendo a equipe após a saída de vários jogadores que foram destaque no primeiro semestre, eu assumi o cargo, pois conhecia bem o grupo de atletas. Todos acreditavam que seria muito difícil vencermos o torneio, até porque tivemos que contratar com urgência alguns jogadores", lembra Murtosa.

É CAMPEÃO!

  • Eduardo Knapp/Folha Imagem

    Time posa no Estádio Rei Pelé pouco antes do início da decisão, diante do Sport

Após o título, o auxiliar técnico recebeu um convite do então presidente Mustafá Contursi para ser efetivado no cargo. Ele, no entanto, não aceitou por considerar que a direção demorou para fazer a oferta. Por causa da lentidão, inclusive, ele acabou acertando a volta de sua parceria com Felipão.

Antes da final diante do Sport, o Palmeiras ainda venceu o Flamengo, por 1 a 0, e empatou com o Cruzeiro por 1 a 1, os dois jogos no Estádio Rei Pelé. O triunfo fez o Palmeiras ser o único a ter todas as taças de uma competição nacional. Além da Copa dos Campeões, as taças do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil, a Taça Brasil e a Taça Roberto Gomes Pedrosa também estão na sala de troféus.

É CAMPEÃO!

  • Eduardo Knapp/Folha Imagem

    Rodrigo Taddei, hoje na Roma, levanta troféu ao lado de companheiros do Palmeiras

"Foi um processo de renovação de grupo, com muitos problemas e com um treinador passageiro. Fiquei orgulhoso de ter feito parte de uma equipe que superou adversidades e chegou ao título. Guardarei para sempre na memória aquela competição, que entrou para a história do clube", emociona-se Murtosa.

No Estádio Rei Pelé, além dos três jogos já citados, o Palmeiras ainda enfrentou o CRB outras três vezes, com duas vitórias e uma derrota, e outras três vezes o CSA, com duas vitórias e uma derrota.