Topo

Com 'rivais' no mercado, Leão busca eliminar Ponte para acabar com risco de demissão

Técnico do São Paulo, Emerson Leão, precisa eliminar a Ponte Preta nesta quinta em casa - Rubens Chiri/Site oficial do São Paulo
Técnico do São Paulo, Emerson Leão, precisa eliminar a Ponte Preta nesta quinta em casa Imagem: Rubens Chiri/Site oficial do São Paulo

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

10/05/2012 06h00

O técnico Emerson Leão vive uma situação complicada. Se o São Paulo for eliminado no duelo desta quinta-feira contra a Ponte Preta, ele corre sério risco de ser demitido do cargo, pois o Tricolor tem opções no mercado para substituí-lo.

O UOL Esporte apurou que o técnico Paulo Autuori tem desejo de retornar ao país, apesar da situação confortável que vive como técnico da seleção do Qatar. E a cúpula do São Paulo nunca negou que nutre uma admiração forte pelo trabalho dele desde a sua saída no fim de 2005.

“Não nego que tenho amigos no São Paulo e falo com eles, mas não recebi nenhuma sondagem de lá. O São Paulo sabe como eu trabalho, e que só poderia fazer algum tipo de oferta se o cargo tivesse vago”, declarou o treinador por meio de sua assessoria de imprensa.

A reportagem ouviu de um conselheiro ainda com trânsito nos bastidores do São Paulo que em caso da saída de Leão, um perfil que agrada a diretoria é o de Vadão, que está no Guarani. “Ele viria para valorizar a base”, contou a fonte, que pediu para não ser identificada. Além dele, Levir Culpi, Dunga e Celso Roth são nomes disponíveis no mercado.

Leão nunca foi unanimidade no São Paulo desde que chegou no ano passado. A boa sequência de vitórias que conquistou no início desta temporada (11) serviu para ‘diminuir’ a fritura de parte da diretoria no seu trabalho.

Mas bastou a eliminação para o Santos na semifinal do Paulistão e a derrota para a Ponte Preta no primeiro jogo das oitavas da Copa do Brasil para os detratores de Leão voltarem a agir nos bastidores do São Paulo. Uma ala da diretoria já o considera um ‘morto-vivo’ no cargo. Para este setor, a eliminação para a Ponte Preta seria o fator determinante para a sua saída.

Questionado se teme cair em caso de eliminação nas oitavas da Copa do Brasil, Leão tergiversou. “Sempre estamos preparados para as excelentes performances e as não performances. Não muda o comportamento em nada. Também não penso assim [em cair]”.

SÃO PAULO X PONTE PRETA

Data: 10/5/2012, quinta-feira
Local: Estádio Morumbi, em São Paulo
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto (SP) e Herman Brumel Vani (SP)

SÃO PAULO
Denis; Douglas, Edson Silva, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro e Cicero; Fernandinho, Lucas e Luis Fabiano
Técnico: Emerson Leão

PONTE PRETA
Bruno Fuso; Guilherme, Willian Magrão, Ferron e Uendel; João Paulo Silva, Somália, Cicinho e Renato Cajá; Caio e Roger.
Técnico: Gilson Kleina