Topo

Grêmio muda foco, valoriza Copa do Brasil e resgata tradição no torneio

Tetracampeão, Grêmio vê Copa do Brasil como chance extra de encerra jejum de títulos - Lucas Uebel/Preview.com
Tetracampeão, Grêmio vê Copa do Brasil como chance extra de encerra jejum de títulos Imagem: Lucas Uebel/Preview.com

Do UOL, em Porto Alegre

19/08/2013 06h00

O Grêmio vai passar a olhar para outro lado nesta semana. De volta a disputa da Copa do Brasil, onde enfrenta o Santos nas oitavas de final, o clube gaúcho valoriza o torneio ao máximo. Primeiro pela tradição que possui, com quatro títulos conquistados, mas também por ser o palco de sua última grande alegria.

Campeão em 1989, 1994, 1997 e 2001, sendo ao lado do Cruzeiro um dos clubes que mais vezes ergueu a taça do torneio, o Tricolor também chegou a outras três decisões: 1991, 1993 e 1995. Com tamanha bagagem, o clube vê a competição como mais uma chance de encerrar o jejum de 12 anos sem títulos.

Seca que esteve perto de terminar na temporada passada, quando o time então dirigido por Vanderlei Luxemburgo caiu nas semifinais para o Palmeiras. Barcos, inimigo naquela campanha, agora define o espírito.

“Temos que tratar de não pensar por qual torneio estamos jogando. Precisamos jogar do mesmo jeito que temos jogado. A responsabilidade é a mesma independente do torneio”, disse o centroavante Barcos.

ELANO TEM LESÃO NA COLUNA DETECTADA E GRÊMIO NÃO DEFINE PRAZO DE VOLTA

O meia Elano ficará fora dos gramados por mais algumas semanas. O departamento médico do Grêmio detectou uma pequena fratura em uma vértebra da região lombar, ainda em virtude de uma pancada no jogo contra o Bahia. O clube não tem sabe definir quanto tempo o jogador precisará para se recuperar. LEIA

Na quarta-feira, o time dirigido por Renato Gaúcho estreia na competição diante do Santos, na Vila Belmiro. E o técnico já alerta que será preciso mudar a estratégia dos confrontos. Muito por influência do saldo de gols qualificado.

“É outra competição, um jogo de 180 minutos, e temos que jogar com inteligência”, disse Renato. “É difícil. São duas competições ao mesmo tempo, mas clubes grandes estão aí para isso. A Copa do Brasil é muito complicada”, acrescentou.

Para o duelo de ida das oitavas de final, Renato não terá nenhum reforço caseiro. Elano, Zé Roberto, Adriano e Vargas seguirão entregues ao departamento médico. O camisa 7, aliás, sem prazo para retornar ao time – após ter detectada uma fratura na região lombar.