Topo

Corinthians estreia na Copa do BR com Tite em dúvida sobre titulares

Do UOL, em São Paulo*

21/08/2013 06h00

O Corinthians vai estrear na Copa do Brasil com Tite dando sinais de que também está em dúvida quanto à melhor formação possível para a sua equipe. Nesta quarta, contra o Luverdense, fora de casa, a equipe entrará em campo pela segunda vez seguida com uma alteração de ordem técnica do treinador, que escolheu Pato e Guerrero para o ataque e deixou Emerson Sheik no banco de reservas.

O Corinthians que treinou na última terça em Lucas do Rio Verde (MT) teve Cássio, Alessandro, Gil, Felipe e Igor; Ralf, Ibson e Danilo; Romarinho, Pato e Guerrero.

O time é bem diferente daquele que o treinador considera ideal. Guilherme está fora por conta de uma lesão muscular, Fábio Santos e Renato Augusto sentiram dores após o jogo do último domingo e Paulo André deu sinais de cansaço. Nenhum deles viajou. As ausências de Edenílson e Emerson, no entanto, foram opções de Tite.

O primeiro, na avaliação do técnico, teve uma sequência de partidas e agora vai dar lugar ao antigo capitão Alessandro, que ganha nova chance para agradar o chefe. A maior mudança, porém, está no ataque. Emerson, que no último fim de semana foi mal e chegou a se irritar com Tite ao ser substituído, começará no banco de reservas. Alexandre Pato, que também não agradou na vitória suada contra o Coritiba, começará o jogo como ponta pela esquerda, formando dupla com Guerrero.

É a segunda vez no ano que Tite mexe no time por ordem técnica. A primeira vez foi justamente no fim de semana passado, quando colocou Renato Augusto e Pato no time nas vagas de Romarinho e Guerrero. Antes disso, todas as trocas haviam sido facilitadas por lesão.

A indecisão é também um reflexo do que o time vem apresentando nos últimos jogos. Embora esteja no G-4 do Campeonato Brasileiro, o Corinthians oscilou muito na competição, fez poucas exibições realmente convincentes e chegou a ser vaiado pela torcida no Pacaembu em pelo menos duas oportunidades.

Em seu discurso, Tite sustentou durante algumas rodadas que as variações eram naturais em uma equipe que está em reformulação. Depois do 0 a 0 contra o Fluminense há uma semana, porém, ele parece ter decidido mexer com o elenco promovendo alterações em peças-chave da equipe.

O adversário, em tese, é dos melhores para testes do tipo. O Luverdense está na Série C e vai jogar a partida mais importante de seus nove anos de história, com expectativa de recorde de arrecadação no recém-reformado estádio Passo das Ema. O pequenino time mato-grossense, porém, promete jogo duro diante do gigante Corinthians.

“Nós respeitamos todos os adversários. Pegamos o Bahia, que é um time de primeira divisão, e o que eu posso dizer é que dentro de campo são 11 contra 11. Nós temos 50% de chance. Se jogarmos de igual para igual, com aplicação tática e técnica e muito respeito ao Corinthians, podemos fazer dois bons jogos”, disse Edu Pasccoski, diretor-secretário do Luverdense.

A partida, que ocorrerá às 21h50 (horário de Brasília), inicia a disputa pela vaga nas quartas da Copa do Brasil, que será decidida na semana que vem, no Pacaembu. Quem passar da eliminatória vai encarar Santos ou Grêmio, que jogam outro mata-mata nas oitavas.

LUVERDENSE X CORINTHIANS
FICHA TÉCNICA
Local: Passo da Ema, Lucas do Rio Verde (MT)
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Adson Marcio Lopes Leal (BA)

LUVERDENSE:
Gabriel Leite, Raul Prata, Zé Roberto, Braga e Edinho; Julio Terceiro, Gilson, Washington e Rafael Tavares; Samuel e Tozin
Técnico: Junior Rocha

CORINTHIANS:
Cássio, Alessandro, Gil, Felipe e Igor; Ralf, Ibson e Danilo; Romarinho, Pato e Guerrero
Técnico: Tite

*Colaborou Guilherme Costa