Topo

Saimon rechaça rótulo de violento no Grêmio: "Só fui expulso uma vez"

Saimon (esq.), zagueiro do Grêmio, agride Osmar Loss, treinador do Internacional - Luis Gonçalves/Preview.com
Saimon (esq.), zagueiro do Grêmio, agride Osmar Loss, treinador do Internacional Imagem: Luis Gonçalves/Preview.com

Do UOL, em Porto Alegre

24/09/2013 11h01

Saimon sempre despertou expectativas no Grêmio. Convocado repetidamente para seleções de base, o zagueiro subiu para os profissionais com apenas 18 anos e era considerado futuro da defesa tricolor. No entanto, aos poucos o status foi abalado por confusões, como no Gre-Nal final do Brasileirão passado. No entanto, ele não aceita o rótulo de 'problema' e garante que tem só uma expulsão na carreira.

"Estou sempre trabalhando e sei que é complicado. Mas muita vezes se começa a falar a mesma coisa e acaba virando verdade. Não concordo 100% com isso. Me envolvi em algumas confusões mas só fui expulso uma vez", argumenta o zagueiro.

Um dos principais responsáveis pelo rótulo posto em Saimon foi o ex-técnico gremista, Vanderlei Luxemburgo. Sempre que citava o nome do defensor, Luxa dizia que ele chegava forte demais até em colegas durante treinamentos. Tal conduta não havia acontecido com os treinadores que o comandaram antes disso: Celso Roth, Renato Gaúcho, Julinho Camargo, Paulo Autuori, Silas, Marcelo Rospide e Caio Júnior. Ninguém o havia criticado.

"Não posso levar tudo ao pé da letra. Levo em conta algumas coisas para que eu cresça e busque o melhor. Respeito a opinião dos outros, mas não é assim que o Saimon funciona", disse o jogador, em terceira pessoa.

Alguns fatos comprovam a tese de Luxemburgo sobre Saimon. O zagueiro, no fim de 2011, quando o Grêmio enfrentou Ronaldinho Gaúcho no Olímpico pela primeira vez, mal deixou a bola rolar para 'chegar junto' do meia. O lance gerou um cartão amarelo com menos de dois minutos de jogo. Ele acabou sacado ainda no primeiro tempo.

No ano seguinte, no Gre-Nal da última rodada do Brasileirão, Saimon perdeu a cabeça com o técnico do Inter, Osmar Loss. Vendo o Grêmio empatar quando precisava da vitória, o zagueiro trocou empurrões com o comandante rival e acabou levando o vermelho.

Agora, com as lesões de Werley e Gabriel, abre-se novamente oportunidade para o zagueiro comprovar a expectativa do clube sobre seu futebol. Saimon será titular novamente do Tricolor que enfrenta o Corinthians na quarta-feira, às 21h50, no Pacaembu em jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.