Topo

Everton Costa passa mal, sofre arritmia e deixa jogo do Vasco de ambulância

Everton foi substituído no início do 2º tempo; depois, já no banco, começou a passar mal - CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Everton foi substituído no início do 2º tempo; depois, já no banco, começou a passar mal Imagem: CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/04/2014 23h58

O jogo entre Vasco e Resende, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira, foi marcado por um momento de tensão durante o segundo tempo. O atacante Everton Costa, que já havia sido substituído e estava no banco de reservas, sofreu um mal súbito acompanhado de uma arritmia cardíaca, desmaiando e tendo que ser reanimado na ambulância de São Januário.

Os jogadores cruzmaltino chegaram a improvisar uma barreira para que não fossem feitas imagens do atendimento do atleta mas, apesar do susto, ele chegou lúcido ao Hospital Quinta D'or, que fica bem próximo ao estádio.

De acordo com o médico do clube, Clóvis Munhoz, seu quadro é estável.

"Ele está lúcido, com a pressão arterial normal, com os sinais vitais normalizados e já conversou com a esposa. Ele ficará, no mínimo, 72 horas em observação na unidade coronariana, onde passará por uma série de exames para detectar as causas do que ocorreu, pois nós ainda não sabemos os motivos que o levaram a isso", informou.

O médico também detalhou clinicamente o que ocorreu no momento em que Everton Costa passou mal:

"Ele teve uma convulsão, perdeu a consciência e foi imediatamente levado a ambulância. Fez-se um primeiro atendimento e foram feitas uma série de medidas dentro da ambulância para estabilizar o estado dele, para que fosse removido em condições de segurança".

Ainda segundo Clóvis, Everton relatou no intervalo estar passando mal, imaginando que tivesse comido algo que não lhe fez bem. Em seguida, vomitou, mas decidiu retornar. Uma imagem da TV Globo flagrou o momento em que o atacante chega a colocar a mão no peito, ainda em campo, com um semblante de dor.

O médico vascaíno garante que todos os exames feitos na pré-temporada não apresentaram qualquer tipo de problema e o Coritiba, que detém seus direitos, não lhe passou nenhuma observação médica.

Além de Clóvis Munhoz e da esposa do jogador, Neiva Costa, marcaram presença no hospital o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, o diretor-executivo, Rodrigo Caetano, o zagueiro Rafael Vaz e o médico Rômulo Teixeira, além de preparadores físicos, assessores e seguranças do clube.

Técnico do Vasco, Adilson Batista revelou o que presenciou:

"Ele falou que estava sentindo um pouco de tontura, aí tomou um medicamento. Perguntamos se ele tinha condições, e aí também entra do atleta. Nós já tínhamos perdido o Diego Renan e o Pedro Ken no intervalo. Ele viu a situação e queria ajudar, mesmo não estando numa condição ideal. Conversamos com o doutor, ele foi medicado e tentou voltar. A gente olhava para ele e eu  tive que tirar. Estamos preocupados. Eu nem vi. Estava de frente para o jogo. Existe uma preocupação neste sentido e espero que melhore".

De acordo com os médicos do Vasco, somente após sete dias surgirá um diagnóstico completo do que ocorreu com o jogador.

Everton Costa havia ficado de fora do segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, por estar suspenso. Ele chegou ao Vasco no início deste ano com um contrato de empréstimo de um ano do Coritiba.