Topo

'Ex-promessa' Jean Chera perde espaço no Cuiabá e não enfrenta o Vasco

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

13/05/2015 06h00

Jean Chera se transferiu para o Cuiabá no início de março, seu décimo clube com apenas 20 anos de idade. O plano do meia era reconstruir a curta carreira, marcada por desilusões e críticas de dirigentes ao pai, Celso Chera. Mas o jovem Chera ainda não decolou no time mato-grossense.

Chera perdeu espaço entre os profissionais do Cuiabá e nem sequer foi inscrito para a disputa da Copa do Brasil.

Nesta quarta-feira, o atual campeão do Mato Grosso enfrenta o Vasco da Gama, na Arena Pantanal.  

Ao UOL Esporte, profissionais do Cuiabá justificaram que Jean Chera não se encaixou ao sistema de jogo do time, com marcação intensa e saída de bola em velocidade.

Chera é descrito como um atleta “bom tecnicamente, mas que não atingiu a intensidade exigida”. Chera fez poucos jogos pelo clube mato-grossense e perdeu espaço no banco de reservas.

Gabigol, Chera e Neymar: Chera era o mais badalado da base santista, mas não teve o mesmo destino dos amigos - Divulgação/SantosFC - Divulgação/SantosFC
Gabigol, Chera e Neymar: Chera era o mais badalado da base santista, mas não teve o mesmo destino dos amigos
Imagem: Divulgação/SantosFC

Uma lesão distanciou Chera ainda mais dos planos da comissão técnica.

Apontado como “grande promessa do futebol” quando ainda era adolescente, o meia acumulou insucessos.

Vídeos de lances e gols quando ainda tinha 11 anos despertaram a atenção do Santos, que o levou para integrar a base. Então adolescente, Chera era apontado como a maior joia da base alvinegra, desbancando outro jovem que treinava na Vila: Neymar.

Com salário de atleta top profissional e então com 16 anos, Chera e seu pai se desligaram do Santos em 2011, alegando não ter aceitado proposta por um novo acordo. Meses depois, Chera acertou com o Genoa, da Itália, mas não ficou muito tempo.

Daí em diante, o meia colecionou passagens infrutíferas e meteóricas por Flamengo, Cruzeiro, Atlético-PR, Oeste-SP, Pinheiros-SC, Paniliakos, da Grécia e CS Universitatea Craiova, da Romênia.

Time de Chera ganhou vaga na Copa Sul-Americana

Embora pouco conhecido no cenário nacional, o Cuiabá atravessa seu melhor momento desde que virou clube profissional, em 2003.

A equipe faturou o título da Copa Verde, que deu vaga à Copa Sul-Americana. O torneio reuniu clubes das regiões Centro-Oeste e Norte. A conquista foi obtida após o Cuiabá reverter enorme vantagem do Remo na final por 5 a 1 (o Remo havia vencido o primeiro jogo por 4 a 1).

A festa do Cuiabá ficou ainda maior no início da semana, com o tricampeonato mato-grossense alcançado na segunda-feira.

A estrela do Cuiabá atua justamente na posição de Jean Chera. Raphael Luz foi artilheiro do Cuiabá na Copa Verde.