Topo

C. Xavier sofre "sina" de Valdivia para se firmar como novo 10 do Palmeiras

Cleiton Xavier, meio-campista do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Cleiton Xavier, meio-campista do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

15/07/2015 06h00

Desde janeiro era incerta a permanência de Valdivia no Palmeiras, mas o alviverde já tinha um substituto perfeito, com técnica, identificação com o clube e nome: Cleiton Xavier. Agosto chegou, o contrato do chileno acabou e Cleiton Xavier é a terceira opção para a armação da equipe; ao contrário do esperado pelos torcedores, não herdou a posição.

A passagem de Cleiton no Palmeiras tem sido atrapalhada por algo que marcou muito Valdivia, o camisa 10 que vai embora: lesões. O meia chegou da Ucrânia cercado de expectativas no começo da temporada, mas teve problemas na documentação que atrasaram a estreia. Depois, se machucou; acabou perdendo toda a primeira fase do Paulistão.

Nas quartas de final voltou a atuar, quase sempre entrando no decorrer dos jogos, até sofrer uma nova lesão no início do Brasileirão; só estreou na quinta rodada. Como titular, só jogou diante do Fluminense.

Oswaldo de Oliveira, técnico alviverde até o dia 9 de junho, foi alvo de questionamentos diversas vezes sobre o fato de manter Cleiton Xavier no banco de reservas; sempre respondia que o meia, pelas lesões, ainda não tinha atingido a melhor forma física. Ao deixar o clube, entretanto, Oswaldo fez críticas diretas ao meia.

"É só pegar o gol do Inter (quinta rodada do Brasileiro) e ver o comportamento dele (Cleiton). Estava em campo há cinco minutos. O Dudu vai na bola e é batido, aí vem ele e o Lucas, mas ele não acompanha. Os dois do Inter vêm contra o Lucas e ele não consegue chegar, e só estava em campo há cinco minutos", disse. O jogador se limitou a dizer que precisava de ritmo de jogo.

Quando chegou, Marcelo Oliveira teve uma conversa com Cleiton: o técnico tinha tentado levá-lo ao Cruzeiro, e deixou claro que pretendia utilizá-lo no Palmeiras. Apesar disso, Robinho virou seu titular e Zé Roberto o substituto imediato - com o bom momento alcançado pelo time, as portas para mudanças acabaram fechadas.

Contra o ASA, nesta quarta-feira, nem Robinho nem Zé estarão disponíveis; Cleiton Xavier é o único armador relacionado para a partida e provavelmente será titular. O confronto, pela Copa do Brasil, é a maior chance até agora para o camisa 8 mostrar que pode substituir Valdivia e se tornar o "novo camisa 10" do Palmeiras.

ASA X PALMEIRAS

Local: Estádio do Café, Londrina (PR)
Data-Hora: 15/7/2015 - 22h
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Auxiliares: Pedro Martinelli (PR) e Luiz Souza Santos Renesto (PR)

ASA: Pedro Henrique; Lucas Bahia, Jorginho e André Nunes; Gabriel, Max Carrasco, Marcos Antônio, Didira e Fábio Alves; Alex Henrique e Uederson. Técnico: Vica.

Palmeiras: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Victor Ramos e Egídio; Gabriel, Amaral (Andrei Girotto), Rafael Marques, Cleiton Xavier (Kelvin) e Dudu; Leandro Pereira. Técnico: Marcelo Oliveira.