Prass brilha, Palmeiras vence Santos nos pênaltis e conquista a Copa Brasil

Do UOL, em Santos (SP)

O Palmeiras venceu o Santos nos pênaltis por 4 a 3 e garantiu o terceiro título da Copa do Brasil em sua história. Fernando Prass brilhou novamente. O goleiro pegou uma cobrança de Gustavo Henrique e marcou o último da equipe alviverde. Marquinhos Gabriel ainda perdeu para o alvinegro praiano e Rafael Marques para os donos da casa. 

Os dois times fizeram uma final eletrizante. Depois do 1 a 0 para o Santos na Vila Belmiro, a partida  terminou 2 a 1 nesta quarta-feira, no Allianz Parque no tempo normal. Dudu marcou os dois gols do time alviverde, que abriu 2 a 0 e garantia o título até os 41 minutos do segundo tempo, quando Ricardo Oliveira fez o gol salvador da equipe santista e levou a decisão para os pênaltis.

Santos e Palmeiras repetiram o "roteiro" do Campeonato Paulista deste ano, quando os dois times decidiram o Estadual nos pênaltis. Na ocasião, os santistas foram campeões.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 x 1 SANTOS
 
Data: 02/12/2015 
Horário: 22h (de Brasília)
Competição: Copa do Brasil (final)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos de SP)
 
Gol: Dudu aos 11 e aos 39 minutos do segundo tempo (Palmeiras); Ricardo Oliveira aos 41 minutos do segundo tempo (Santos)
 
Cartões amarelos: Gabriel (Santos); Matheus Sales, João Pedro e Dudu (Palmeiras)
 
PALMEIRAS: Fernando Prass, João Pedro, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Matheus Sales, Arouca, Dudu, Robinho e Gabriel Jesus (Rafael Marques); Barrios (Cristaldo). Técnico: Marcelo Oliveira.
 
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz (werley), Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia (Paulo Ricardo), Renato e Lucas Lima; Gabriel (Geuvânio), Ricardo Oliveira e Marquinhos Gabriel. Técnico: Dorival Júnior.

Como foi o jogo

  • Primeiro tempoO Palmeiras foi o Santos da semana passada ? domínio o jogo no primeiro tempo. Foram duas boas oportunidades, no mínimo, de abrir o marcador, mas os donos da casa esbarraram nas defesas de Vanderlei. Com menos de um minuto, Gabriel Jesus recebeu a bola, livre, dentro da área e chutou rasteiro, mas o goleiro santista defendeu com os pés. A equipe santista teve a sua única oportunidade na primeira etapa logo em seguida. Marquinhos Gabriel chutou, Prass espalmou e, no rebote, Victor Ferraz finalizou na trave. Depois disso, o Santos prendeu a bola e ficou no campo defesa. O Palmeiras ainda tentou com Dudu que, sem goleiro, não acertou a bola após cruzamento rasteiro de João Pedro. Vanderlei ainda fez a melhor defesa do primeiro tempo ao espalmar para escanteio uma cabeçada de Barrios da marca do pênalti. Os dois times perderam dois jogadores lesionados ? David Braz, substituído por Werley, e Gabriel Jesus, que saiu para entrada de Rafael Marques.
  • Segundo tempoNa segunda etapa, o Palmeiras continuou no ataque e o Santos na defesa. Lucas Barrios fez um excelente pivô e tocou para Robinho, que invadiu a área e, na saída de Vanderlei, tocou para Dudu abrir o marcador aos 11 minutos. Neste momento, a partida seria decidida nos pênaltis. Para pior a situação do Santos, Gabriel, artilheiro da Copa do Brasil, deixou o campo com dores na virilha para a entrada de Geuvânio. O Palmeiras perdeu Barrios, lesionado, e colocou Cristaldo em campo. Quando o jogo parecia que ia para os pênaltis, Dudu aproveitou cruzamento e marcou o gol que seria o do título. No entanto, Ricardo Oliveira aproveitou a sobra após cobrança de escanteio e empatou o jogo.

Destaques

  • Lesionados parte 1Santos e Palmeiras perderam dois titulares por lesão ainda no primeiro tempo - David Braz e Gabriel Jesus, respectivamente.
  • Lesionados parte 2No segundo tempo, Santos e Palmeiras perderam mais dois importantes titulares, lesionados. Gabriel Barbosa e Lucas Barrios deixaram o campo antes dos 30 minutos. O Santos ainda perdeu o volante Thiago Maia, também por lesão.

Melhores

  • Lucas Barrios, PalmeirasFez um excelente pivô na jogada do gol do Palmeiras e saiu da área diversas vezes para armar as jogadas de sua equipe.
  • Fernando Prass, PalmeirasO goleiro pegou um pênalti e ainda marcou a última cobrança na decisão por pênaltis.

Piores

  • João Pedro, PalmeirasO lateral sentiu um pouco a pressão e foi bastante afobado em alguns lances. Exagerou nos chutões da defesa para o ataque.
  • Lucas Lima, SantosEstrela do time, o meia esteve apagado durante todo o jogo. Sem seu "maestro" inspirado, a equipe santista perdeu o título.

Melhores notas

  • Palmeiras
  • Santos
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
3
8,0
Lucas Taylor
1
8,3
Gabriel
 
1
7,8
Rafael Marques
5
8,0
Lucas Lima

Próximo Jogo - Palmeiras

  1. Palmeiras PAL
    Botafogo-SP BOT

Próximo Jogo - Santos

  1. São Bento SBE
    Santos SAN

UOL Cursos Online

Todos os cursos