Topo

Conquista do Mundial 2012 inspira interino do Cruzeiro na Copa do Brasil

Geraldo Delamore, técnico interino do Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Geraldo Delamore, técnico interino do Cruzeiro Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

06/05/2016 08h11

O Corinthians serve de inspiração para o Cruzeiro após uma atuação ruim contra o Campinense. Geraldo Delamore, treinador interino do clube, crê que a vitória sobre os paraibanos pela Copa do Brasil foi semelhante à conquistada pelo time paulista na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, em 2012, diante do Al-Ahly, do Egito. Até em sua palestra ao elenco, após o confronto, ele fez a associação.

Na ocasião, os comandados de Tite venceram os africanos por 1 a 0 – com gol de Paolo Guerrero. O triunfo simples e a apresentação foram alvos de críticas. Na decisão, todavia, os brasileiros venceram o Chelsea, da Inglaterra, e se tornaram campeões mundiais.

O ex-braço direito do técnico corintiano, porém, acredita que esta é uma situação normal. Sua justificativa é que a obrigação de vencer rivais tecnicamente inferiores exige mais de seus atletas.

“Eu vou contar uma história para vocês que eu abordei com os jogadores no vestiário. Em 2012, fomos disputar o Mundial no Japão e enfrentamos o Al-Ahly, que é um time com poder financeiro muito menor e tecnicamente abaixo. E ganhamos por 1 a 0. Esses jogos, quando você tem um adversário sem muita responsabilidade, exigem muito. Depois fomos lá e vencemos o Chelsea por 1 a 0 e jogamos de igual para igual”, afirmou Geraldo Delamore.

A situação vivida com o Corinthians no Japão não é a única justificativa para a dificuldade encontrada nessa quinta-feira (5), no Gigante da Pampulha. O membro da comissão técnica fixa do Cruzeiro ainda aponta as dificuldades encontradas pelos grandes clubes na Copa do Brasil e se lembra do revés do Flamengo para o Fortaleza, nessa quarta-feira, no Ceará.

“Especificamente falando desse jogo, a questão emocional pesa. O peso da camisa. É uma camisa pesada, principalmente para a Copa do Brasil. Foram poucas as equipes grandes que tiraram o jogo da volta da Copa do Brasil. O Flamengo perdeu para o Fortaleza e o Fortaleza nem chegou à final da Copa do Nordeste. E o Campinense enfrentou o Santa Cruz na final da Copa do Nordeste”, declarou.