Topo

Vasco pega CRB na Copa do Brasil em palco de barbárie da final do Alagoano

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/05/2016 06h00

Após as festividades pela conquista do bicampeonato carioca, o Vasco volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o CRB, às 21h45, pela segunda fase da Copa do Brasil. O duelo acontecerá no estádio Rei Pelé, que foi palco da barbárie entre as torcidas do próprio CRB e de seu rival, o CSA, na final do Campeonato Alagoano.

Os vândalos entraram em confronto generalizado dentro do gramado logo após o apito final e proporcionaram cenas de linchamento e de tentativas de homicídio. Por conta do episódio lamentável, cogitou-se a possibilidade de a partida desta noite ter seu local alterado. No entanto, a federação alagoana preferiu manter o jogo no estádio e garantiu que todos os reparos serão feitos antes do compromisso. Vale ressaltar que muitas cadeiras foram arrancadas e portas e utensílios de acesso foram danificados.

O Ministério Público, por sua vez, decretou que somente os torcedores do Vasco poderão ingressar uniformizados. Advogados do CRB, no entanto, ainda tentam revogar tal decisão.

A delegação cruzmaltina desembarcou em Maceió no início da noite desta terça-feira e foi recepcionada por cerca de 150 pessoas que, aos gritos, saudou os jogadores com o canto de "bicampeão". O meia Nenê foi o mais assediado e parou para atender e tirar fotos.

Vale lembrar que no domingo o CRB também tornou-se bicampeão estadual. Desejando utilizar sua força máxima, o técnico Jorginho ainda não sabe se poderá contar com o goleiro Martín Silva e o zagueiro Luan, que deixaram a final do Carioca com dores musculares. Ambos, porém, viajaram.

Sobre os episódios de violência, o treinador lamentou. "É ressaltar a tristeza pelo rapaz agredido por mais de 20 torcedores no Rei Pelé. Precisamos respeitar o próximo. Mas confio na CBF".

De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, o Vasco garantirá a vaga automaticamente para a segunda fase caso vença por dois ou mais gols de diferença. O time está invicto há 25 jogos.

Torcedores e gandulas são presos

A Polícia de Alagoas prendeu na segunda-feira quatro pessoas acusadas de participarem de briga durante o clássico CSA x CRB, ocorrida no domingo, em Maceió. O gandula Wilson Ferreira dos Santos e os torcedores Joseph Pereira, Artur Almeida e Flávio Gouveia ficarão detidos na Casa de Custódia.

Além dos 4 envolvidos na pancadaria, a polícia havia prendido outros dois torcedores: Artur Amorim e David Oliveira, ambos com antecedentes criminais.

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas recomenda o fim das torcidas organizadas em jogos no Estado.

Dois torcedores se feriram na batalha campal. Mas ambos já receberam alta hospitalar. Um deles é o menor N. S., de 17 anos, que apresentou ferimentos no crânio e que foi submetido a cirurgia no maxilar.

CRB x VASCO
Local:
Rei Pele, Maceió (AL)
Data e hora: 11 de maio de 2016, às 21h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Auxiliares: Felipe Souza Leal (MG) e Magno Arantes Lima (MG)

CRB
Juliano, Bocão, Audálio, Gabriel e Diego; Olívio, Somália, Rivaldo e Marcos Aurélio; Luidy e Lúcio Maranhão
Técnico: Mazola Júnior

Vasco
Martín Silva (Jordi), Madson, Luan (Rafael Vaz), Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos
Técnico: Jorginho