Topo

Cheio de moral! Reforço de R$ 10 mi vira xodó de Fred e acumula elogios

Fred abraça o "xodó" Richarlison em gol do Fluminense - Nelson Perez/Fluminense
Fred abraça o 'xodó' Richarlison em gol do Fluminense Imagem: Nelson Perez/Fluminense

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/05/2016 07h40

Richarlison não fez nenhum gol, mas participou na criação das jogadas dos três tentos marcados pelo Fluminense diante da Ferroviária pela Copa do Brasil, na última quinta-feira (12). E bastou uma partida para o jovem atacante, contratado junto ao América-MG por R$ 10 milhões no início do ano, virar o xodó de Fred.

Fred não adotou o politicamente correto e admitiu ter gostado da entrada de Richarlison no time titular no lugar de Gerson, que voltará à Roma em julho. O atacante disse que o jovem companheiro se aproxima mais da grande área e facilita na criação de jogadas e tabelas com ele. O camisa 9 rasgou elogios à nova dupla e deu até uma declaração curiosa.

“O Richarlison tem muita qualidade, muita força. Está naquela vontade de fazer gols. Com dois treinos reparamos que tem muita qualidade. Cheira a gol. Quando professor o colocou para treinar e disse que jogaria, fiquei feliz. Um a mais para fazer tabelas”, disse Fred após o jogo contra a Ferroviária.

Assim como Fred, Richarlison também surgiu no futebol profissional no América-MG. O capitão do Fluminense rasga elogios ao jovem companheiro e diz até que ele, aos 19 anos, tem mais qualidade do que ele próprio com a mesma idade.

“Eu acho que ele vai muito melhor até [carreira]. Com 19 anos tem uma força dessas, com essa qualidade. Quando fiz aquele gol do meio de campo garoto ainda, quase não tinha força para aquilo. Vejo ele bem à frente do meu início. Falei para ele que com essa qualidade vai dar muitas felicidades para nós do Fluminense e buscar a seleção num futuro. Poucos jovens que fazem gol como ele”, completou o camisa 9 do Tricolor.

Outro que elogiou o desempenho de Richarlison foi Levir Culpi. O treinador do Fluminense não foi tão enfático como Fred, mas deixou claro que a atuação agradou em cheio. “Se movimentou muito, mas o jogo fluiu também. Ele ficou um tempo fora e sente apesar da idade. É muito importante para o elenco, tem uma capacidade física grande. Vai ser importante na sequência do ano”, disse Levir.

Por fim, o próprio Richarlison aprovou sua atuação. “Levir me deu liberdade para se movimentar e ser vir Fred e Scarpa. Graças a Deus fui bem e participei dos três gols, ajudando o Fluminense. Fiquei muito triste com a lesão, não consegui jogar nesse início e ficava angustiado. Legal que funcionou bem a nova escalação. Com o entrosamento vai melhorar ainda mais”, concluiu o jovem atacante.