Topo

Atlético-MG sofre com lesões e apenas empata com a Ponte Preta

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

24/08/2016 23h41

Torneio de mata-mata e com o gol fora de casa valendo como critério de desempate. A fórmula da Copa do Brasil é bastante conhecida, especialmente pelo técnico Marcelo Oliveira, atual campeão e finalista em quatro das últimas cinco edições. Por isso, certamente o treinador do Atlético-MG esperava um resultado melhor do que o empate em 1 a 1 com a Ponte Preta, no Mineirão.

Numa noite que o Atlético sofreu com várias lesões. O goleiro Victor foi para o aquecimento, mas não conseguiu jogar. O lateral direito Marcos Rocha deixou o campo ainda no primeiro tempo e o volante Rafael Carioca se machucou após o Atlético fazer as três alterações, deixando a equipe com dez jogadores por cerca de 20 minutos. O jogo de volta, em Campinas, acontece somente no fim de setembro.

Maicosuel entra e muda o jogo no Mineirão

O Atlético ficou devendo no primeiro tempo. Até criou algumas chances, mas pouco diante do que a equipe costuma apresentar, especialmente nos jogos em Belo Horizonte. O técnico Marcelo Oliveira mudou o time no intervalo e colocou Maicosuel, que é titular, mas foi preservado, por reclamar de degaste muscular no treino de terça-feira. Em campo apenas na etapa final, o camisa 70 mostrou que está tudo bem e foi responsável pelas principais jogadas do Atlético. Inclusive no lance do gol de Robinho, quando roubou a bola e passou por dois adversários, para então deixar o companheiro em ótima condição para finalizar.

Otero decepciona na estreia como titular

No Atlético desde o final de julho, o venezuelano Otero finalmente ganhou uma chance como titular. Porém, o camisa 80 não estava numa jornada feliz. Segurando demais a bola, Otero foi desarmado com facilidade em alguns lances, proporcionado contra-ataques para a Ponte Preta. O grande trunfo do último reforço do Atlético é a cobrança de falta. Contra a Ponte foram duas oportunidades, mas nenhuma foi no rumo do gol defendido por Aranha. A primeira desviou na barreira e segunda foi para fora. O venezuelano deixou a partida no intervalo, para a entrada de Maicosuel.

Homenagem e titularidade. Os olímpicos Uilson e Douglas Santos

No sábado o Brasil conquistou o inédito ouro no futebol nos Jogos Olímpicos. Dos 18 jogadores campeões, dois são do Atlético, o goleiro Uilson e o lateral esquerdo Douglas Santos. Ambos retornam aos treinos nessa terça-feira, na véspera do jogo com a Ponte Preta. Por opção de Marcelo Oliveira, Douglas foi escolhido para começar a partida, com Fábio Santos retornando ao banco de reservas. Já Uilson entrou no time em cima da hora, com o veto ao goleiro Victor.

 

Público de Independência e marca negativa no Mineirão

Contra a Ponte Preta foi a 17ª vez que o Atlético foi mandante no Mineirão desde a reforma do estádio, para a Copa do Mundo. E a estreia na Copa do Brasil de 2016 fica marcada como o pior público do clube no Gigante da Pampulha desde fevereiro de 2013, quando o estádio voltou a receber jogos de futebol. Diante da Ponte foram somente 15.493 pagantes, inferior do que o duelo com o Flamengo, em janeiro, pela Copa da Primeira Liga, que recebeu 30.378 pagantes. Curiosamente, o público diante da Ponte Preta não lotaria o Independência.

Victor na escalação oficial, mas fora após o aquecimento

Na escalação divulgada pela assessoria do Atlético, Victor estava como o goleiro titular para o confronto com a Ponte Preta. O jogador subiu para o campo e foi fazer o aquecimento. No entanto, na atividade já no gramado do Mineirão, Victor voltou a sentir uma dor na região lombar, que começou no treino de terça-feira. Assim, o titular do Atlético foi vetado para o jogo com a Ponte Preta e já é dúvida para o próximo compromisso do clube, contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro.

Pedido da Ponte faz Atlético jogar de branco novamente

No domingo, contra o Atlético-PR, por causa do horário, os jogadores do Atlético-MG pediram para jogar de branco, mesmo em Belo Horizonte. Pedido atendido pela diretoria do clube, por causa do clima mais quente nos jogos disputados às 11h de domingo. Nesta quarta-feira, mais uma vez em casa e de novo o Atlético com o uniforme reserva. O pedido, desta vez, foi da diretoria da Ponte Preta.

 

Rafael Carioca machuca e Atlético termina jogo com dez

Aos 26 minutos do segundo tempo o técnico Marcelo Oliveira trocou Carlos por Clayton. Ali o treinador fazia a terceira alteração, já que haviam entrado Carlos César e Maicosuel. O que não estava nos planos do treinador era que Rafael Carioca se machucasse minutos depois. O volante torceu o tornozelo esquerdo e não conseguiu mais ficar em campo, deixando o Atlético com um jogador a menos, a partir dos 30 minutos da etapa final.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 1 PONTE PRETA

Data: 24/08/2016 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Motivo: Oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 15.493 pagantes
Renda: R$ 413.910,00
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Dibert Pedrosa Moises (RJ)
Cartões amarelos: Clayton e Lucas Pratto (CAM) Thiago Galhardo, Maycon, João Vitor e Reinaldo (PON)
Cartão vermelho: Douglas Grolli (PON)
Gols: Roger aos 37 min do primeiro tempo; Robinho aos 19 min do segundo tempo

ATLÉTICO-MG
Uilson, Marcos Rocha (Carlos César, aos 41 do 1º), Leonardo Silva, Ronaldo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete e Otero (Maicosuel, no intervalo); Carlos (Clayton, aos 26 do 2º), Robinho e Lucas Pratto.
Treinador: Marcelo Oliveira.

PONTE PRETA
Aranha, Nino Paraíba, Douglas Grolli, Fábio Ferreira e Reinaldo; João Vitor, Maycon (Abuda, aos 14 do 2º) e Thiago Galhardo (Matheus Jesus, aos 38 do 2º); Clayson (Wellington Paulista, aos 30 do 2º), Rhayner e Roger.
Treinador: Eduardo Baptista.