Topo

Herança argentina e Libertadores criam trunfo do SP em Copa do Brasil

Buffarini é um dos trunfos do São Paulo na Copa do Brasil - Érico Leonan/saopaulofc.net
Buffarini é um dos trunfos do São Paulo na Copa do Brasil Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

Do UOL, em São Paulo

24/08/2016 06h00

Ainda longe do G4 no Brasileirão (11º lugar), o São Paulo estreia nesta quarta na Copa do Brasil diante do Juventude. Irregular durante a temporada, o elenco são-paulino tem pela frente a oportunidade de conseguir um título por um caminho não requer tanta regularidade, mas sim outros atributos – alguns deles foram mostrados na campanha que chegou às semifinais da Libertadores, e podem ser trunfos na caminhada pelo torneio mata-mata.

O São Paulo inicia a disputa do torneio com jogadores argentinos e brasileiros com experiência e que mostraram ter perfil voltado para uma competição eliminatória: o argentino Buffarini foi campeão com Edgardo Bauza pelo San Lorenzo; o zagueiro Maicon chegou e rapidamente virou um dos líderes no elenco, enquanto. No banco de reservas, está Lugano.

Além dos jogadores, mesmo com a recente troca de comando e chegada de Ricardo Gomes, o elenco são paulino conserva ainda vários traços do time semifinalista Libertadores com Bauza. Muitos deles ficaram evidentes no empate do último domingo diante do Internacional.

O que se viu nas últimas partidas do São Paulo foi uma equipe que prioriza a defesa, mantem pouca posse de bola, mas se entrega muito em campo. No domingo, apesar de dominado durante quase toda a partida, arrancou um empate fora de casa – o resultado não ajudou na busca pelo G4, mas seria considerado importante em uma competição mata-mata.

No Brasileiro, o aproveitamento de 43% precisa melhorar muito se o São Paulo quiser uma vaga na Libertadores de 2017, mas na Copa do Brasil a história é diferente, e o próprio ex-comandante Bauza é a prova disso: foi campeão da América com a LDU aproveitando apenas 47% dos pontos.

Apostando em seus atletas e nessa herança, Ricardo Gomes tem em Rodrigo Caio o principal desfalque na equipe – o zagueiro viajou para tirar o passaporte europeu, e está na mira de Sevilla, Milan e Lazio. Por outro lado, Thiago Mendes volta e está à disposição.

Ficha técnica

São Paulo x Juventude
Local:
 Morumbi, em São Paulo (SP) 
Data/Hora: 24 de agosto de 2016, às 21h45
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio-GO (FIFA)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva-GO e Fabiano da Silva Ramires-ES

SÃO PAULO: Denis, Buffarini, Maicon, Lyanco e Mena; João Schmidt; Kelvin, Hudson, Thiago Mendes e Cueva; Chavez. Técnico: Ricardo Gomes. 

JUVENTUDE: Elias, Vinícius, Anderson Marques, Ruan Renato (Klaus) e Pará; Wanderson, Vacaria, Wallacer e Felipe Lima; Roberson e Hugo Almeida. Técnico: Antônio Carlos Zago.