Inédito bi e pequenos azarões. Palmeiras enfrenta sinas da Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo

  • Rivaldo Gomes/Folhapress

    Palmeiras volta ao Allianz Parque em partida da Copa do Brasil

    Palmeiras volta ao Allianz Parque em partida da Copa do Brasil

O Palmeiras busca a partir desta quarta-feira quebrar uma escrita na Copa do Brasil. Atual campeão da competição, o clube alviverde tem a chance de conquistar o bicampeonato seguido, marca inédita em 27 edições do torneio.

A campanha do Palmeiras será iniciada contra o Botafogo-PB, a partir das 19h30, no Allianz Parque, no mesmo local onde o time levantou a taça em dezembro passado, após uma vitória sofrida sobre o Santos.

O técnico Cuca decidiu escalar força máxima para o confronto com a equipe da Paraíba, embora as principais atenções estejam voltadas para o Campeonato Brasileiro, na qual o time alviverde é líder com três pontos de vantagem em relação ao Flamengo.

"Dá para ir com força máxima, falta uma semana (para o próximo duelo no Brasileirão, diante do São Paulo). Vamos esperar para ver quem o Cuca vai escalar. Temos de estar sempre motivados para defender o clube", disse.

Sina do bicampeonato

O Palmeiras teve duas chances de se tornar o primeiro time do Brasil com dois títulos seguidos da Copa do Brasil. A primeira vez, em 1999, depois de ser campeão contra o Cruzeiro na temporada anterior, a equipe chegou às semifinais, mas acabou eliminada pelo Botafogo. 

Há três anos, o clube defendeu o título conquistado em 2012 sobre o Coritiba. Depois de dar adeus à Libertadores e entrar diretamente nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras perdeu a disputa por uma vaga nas quartas em duelo com o Atlético-PR.

Na atual edição, o Palmeiras repete o mesmo caminho depois de cair na Libertadores na primeira fase. Iniciar a caminhada logo nas oitavas, inclusive, virou motivo de comemoração de Dudu. "Fico feliz de entrar já nas oitavas, e não entrar na primeira fase e ter de viajar muito. Temos de fazer um bom resultado em casa para jogar mais tranquilo fora", explicou.

Eliminações contra times pequenos

O Palmeiras já participou de 20 edições da Copa do Brasil. Três vezes campeão, o time alviverde foi, dessa forma, eliminado 17 vezes - quatro delas para times que não estavam na elite do Brasileirão: Ceará (1994), ASA (2002), Santo André (2004) e Ipatinga (2007).

Uma única vez a queda deu-se na primeira fase: diante do ASA, há 14 anos. Naquela ocasião, o time alagoano largou na frente ao fazer 1 a 0 em casa. No Palestra Itália, o Palmeiras venceu por 2 a 1, mas acabou eliminado por ter sofrido um gol em casa.

FICHA TÉCNICA
 
PALMEIRAS X BOTAFOGO-PB
 
Competição: Copa do Brasil (oitavas de final)
Data: 31 de agosto de 2016, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Marcio Gleidson Correia Dias e Helcio Araujo Neves (ambos da PA)
 
PALMEIRAS: Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Egídio; Tchê Tchê, Moisés, Róger Guedes, Cleiton Xavier e Erik; Dudu. Técnico: Cuca
 
BOTAFOGO-PB: Michel Alves, João Paulo, Plínio, Marcelo Xavier e David Luiz; Djavan, Val, Pedro Castro e Marcinho; Carlinhos e Rodrigo Silva. Técnico: Itamar Schülle

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos