Topo

Cruzeiro vence o Botafogo e chega às quartas de final da Copa do Brasil

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

21/09/2016 23h32

O Cruzeiro está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. A vitória sobre o Botafogo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (21), no Mineirão, garantiu a qualificação da equipe para a próxima fase do torneio nacional. O zagueiro Bruno Rodrigo foi o responsável por marcar o único gol do confronto no jogo de volta das oitavas de final.

No primeiro compromisso, os mineiros venceram os cariocas por 5 a 2 na Arena Botafogo, localizada na Ilha do Governador, na capital fluminense. Com o resultado, o mandante poderia perder por até três gols de diferença, desde que o placar fosse 3 a 0 ou 4 a 1. O triunfo, contudo, deixou a equipe ainda mais confortável.

O melhor: Ariel Cabral distribui o jogo no meio de campo

O argentino voltou a ganhar espaço com Mano Menezes e, na partida desta quarta-feira, ele fez jus à escolha do técnico. O futebol apresentado foi condizente com a confiança dada pelo treinador. Atuando à frente da defesa, o gringo iniciou as principais jogadas ofensivas da equipe de Belo Horizonte. Ele ainda se deu bem no setor defensivo, ao impedir as ações do visitante.

O pior: Bruno Silva dá espaço e quase complica Helton Leite

Mano Menezes não se sentiu confortável com a vantagem construída por 5 a 3 na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O treinador posicionou a equipe no 4-1-4-1 nos lances de ataque, avançando Ariel Cabral a uma linha ofensiva, ao lado de Rafinha, Élber e Giorgian De Arrascaeta. Nos lances defensivos, os mineiros mantiveram o esquema tático e seguraram a equipe visitante.

Jair Ventura coloca time misto e Botafogo acaba eliminado

O treinador do Botafogo escalou uma equipe repleta de reservas na partida disputada no Mineirão. Nem o goleiro estava entre os titulares. A escolha foi com o intuito de privilegiar o Campeonato Brasileiro. O treinador, inclusive, entrou em campo com três homens de contenção no meio de campo. A formação, contudo, não deu certo.


Ficha técnica
Cruzeiro 1 x 0 Botafogo

Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 21 de setembro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Herman Brumel Vani (SP)

Gol: Bruno Rodrigo – 37’/1ºT (1-0)

Cartão amarelo: Leandrinho, Emerson, Victor Luis (Botafogo)

Cruzeiro
Rafael; Lucas, Bruno Rodrigo, Manoel e Edimar; Henrique, Ariel Cabral (Denílson) e De Arrascaeta; Élber (Alisson), Rafinha e Ramón Ábila (Willian).
Técnico: Mano Menezes.

Botafogo
Helton Leite; Diego, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luis; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso (Vinícius Tanque), Dierson e Leandrinho; Salgueiro (Rodrigo Pimpão) e Luis Henrique (Gervasio Nuñez).
Técnico: Jair Ventura.