Mais concentração, palestra e 'amuleto'. Grêmio muda rotina contra surpresa

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Lucas Uebel/Grêmio

    Carol Portaluppi é amuleto do técnico Renato Gaúcho antes de semifinal

    Carol Portaluppi é amuleto do técnico Renato Gaúcho antes de semifinal

A rotina do Grêmio foi alterada nesta semana. Contra uma surpresa diante do Cruzeiro, o Tricolor ampliou sua concentração, deu palestras todos os dias aos jogadores e até contará com o 'amuleto' Carol Portaluppi. 

É verdade que Carol não dá sorte sempre. Ela esteve presente na final do Gauchão de 2011 quando o Grêmio foi derrotado nos pênaltis para o Internacional. Mas também assistiu à estreia do pai em 2013, na vitória contra o Botafogo. De toda forma, Renato e ela mesma tratam como 'amuleto' sua presença na semifinal desta quarta. 

"Ele costuma brincar que sou tipo um amuleto da sorte. Ele é supersticioso. Rezamos antes de qualquer decisão. Me sinto isso mesmo e espero que dê tudo certo", sorriu a jovem de 22 anos depois do treinamento do time que acompanhou na terça-feira. 

E não é só a presença de Carol que alterou a rotina gremista. Partiu de Renato Gaúcho o pedido para ampliação do período de concentração. Normalmente os jogadores concentram apenas um dia antes da partida. Desta vez o período começou na segunda-feira. Tudo para reduzir a chance de surpresa diante dos mineiros. 

"Temos que dar exemplos de clubes que acharam que estavam classificados e a vaga não veio. Seria uma decepção muito grande para o nosso torcedor. Este contato com pessoas de fora não tem em nenhum dos jogos. É a concentração, ela é fundamental. Nestes três dias e no jogo. Por isso que concentramos a partir de hoje (segunda), para descansarem, conversarmos e se alimentarem bem", disse Renato. 

No período recluso, o elenco gremista não apenas descansou e controlou alimentação, mas ouviu palestras todos os dias. Momentos focados em assuntos diversos como a atuação do time, a análise minuciosa do Cruzeiro e também uma série de exemplos de clubes que não conseguiram segurar vantagem como a conquistada fora de casa. 

Como venceu por 2 a 0 fora de casa, o Grêmio segue na Copa do Brasil com qualquer vitória, empate ou derrota por um gol de diferença. Derrota por 2 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outro placar com dois gols de vantagem para os mineiros ou vitória do Cruzeiro por três ou mais de vantagem elimina o time gaúcho da competição. 

"Uma hora ou outra o Cruzeiro terá que atacar, e irá se expor", atestou o volante Ramiro. "Temos que jogar com inteligência. Sabemos da nossa vantagem, mas vamos com os pés no chão, pensando apenas em conter a euforia da torcida e fazer uma boa partida", completou o volante Walace. 

Não houve corte no contato com a imprensa ou mesmo pessoas alheias ao clube. A ideia é agir naturalmente e passar aos atletas a responsabilidade que têm, mas sem tornar isso um peso acima do necessário. "Estamos preparados para isso. Prontos para fazer um grande jogo. Não pensamos na final antes de passar da semifinal", completou Renato. 

Grêmio e Cruzeiro jogam às 21h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira na Arena. O estádio deve estar lotado, já que todos os ingressos foram comercializados antecipadamente. 

Quer receber notícias do Grêmio de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

GRÊMIO x CRUZEIRO

Motivo: Jogo de volta, semifinal da Copa do Brasil 2016
Data/Hora: 02/11/2016, às 21h45
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Pedro Rocha, Douglas e Ramiro; Luan. 

Técnico: Renato Gaúcho.

Cruzeiro: Rafael; Lucas, Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique e Lucas Romero; Robinho, Arrascaeta e Rafael Sobis; Ramón Ábila. 

Técnico: Mano Menezes

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos