Topo

'Bom pagador', Grêmio conquista título antes do esperado e reforça conduta

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/12/2016 23h50

Romildo Bolzan Júnior não esperava, na melhor análise de sua gestão, conquistar um título neste ano. O projeto do mandatário, recentemente reeleito para os próximos três anos no clube, visava talvez ganhar o Gauchão, firmar protagonismo, mas uma conquista deste monte é melhor do que o esperado. E além disso, reforça a conduta de 'bom pagador', principal bandeira do comando. 

A primeira frase de Romildo como presidente do Grêmio, em 2015, foi sintomática. O Grêmio apostará na austeridade. O clube pagaria suas contas, honraria dívidas, buscaria recuperação gradual. Considerava que estaria apto a crescer novamente em quatro anos. Até lá sofreria um pouco. 
 
E assim o fez. Mais de R$ 40 milhões foram pagos em dívidas. Corte de folha de pagamento, adaptação de débitos antigos, renegociações. O Grêmio tentou entrar nos eixos fora de campo para ter reflexo dentro dele. 
 
Logo no primeiro ano, quando a falta de reforços de peso fez o clube apostar tudo nas categorias de base, a vaga para Libertadores foi inesperada. E gerou nova declaração pouco animadora do mandatário. Romildo disse que 'não seria o melhor ano' para disputar a competição. O Grêmio não teria dinheiro para investir. 
 
E não fez, mas ao mesmo tempo que faltaram nomes famosos vieram os crescimentos daqueles jovens que eram aposta no começo do ano anterior. Luan, Walace, Everton, Pedro Rocha, todos ganharam holofotes, viraram símbolos de um clube que plantou para colher em seguida. 
 
O Grêmio perdeu a Libertadores, perdeu também o Gauchão, só que a Copa do Brasil veio salvar uma temporada que poderia ser idêntica às outras. Sem grandes feitos. A quebra do jejum de títulos consolida a postura de 'bom pagador' do Grêmio e reforça o projeto de organização de dentro para fora, das finanças para o campo, dos cofres aos gramados. 
 
Nesta quarta (07) o empate em 1 a 1 com recorde de público da Arena do Grêmio deu a taça aos gaúchos combinados com a vitória por 3 a 1 fora de casa.