Topo

Thiago Neves exalta fase pelo Fla e diz: "Quero ser o melhor do Cruzeiro"

Thiago Neves fará estreia pelo Cruzeiro diante do São Francisco-PA, pela Copa do Brasil - Maikyson Coelho/Divulgação/Cruzeiro
Thiago Neves fará estreia pelo Cruzeiro diante do São Francisco-PA, pela Copa do Brasil Imagem: Maikyson Coelho/Divulgação/Cruzeiro

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

22/02/2017 04h00

Um anúncio pomposo, a recepção calorosa no saguão do aeroporto e, enfim, a estreia. Thiago Neves fará a sua primeira partida com a camisa do Cruzeiro nesta quarta-feira (22), às 22h (de Brasília), no Mineirão, diante do São Francisco-PA, pela segunda fase da Copa do Brasil. Menos de uma semana antes, ele conversou com a equipe do UOL Esporte e falou sobre o novo desafio na carreira.

Em uma conversa de aproximadamente 30 minutos, o meia-atacante de 31 anos não fugiu de divididas, fez promessas à torcida do time mineiro e comparou o elenco comandado por Mano Menezes ao Fluminense campeão brasileiro em 2012.

Questionado sobre as suas metas pessoais no retorno ao Brasil, o principal reforço cruzeirense não titubeou e revelou que pretende ser o grande nome do clube em 2017:

“Eu tenho na minha cabeça. Se eu não tiver minhas metas... Eu penso em fazer entre 20 e 25 gols por ano aqui no Cruzeiro. Eu falo das minhas metas. Não sei se vou alcançar, mas vou correr atrás disso. Quero ser o melhor jogador do time, o melhor do Brasileirão, de qualquer competição”, afirmou Thiago Neves, que ainda completou: “A gente sabe das qualidades de Arrascaeta, Robinho e outros também. Não vou ser egoísta, mas tenho as minhas metas. É o que tenho na minha cabeça e é o que vou fazer aqui”.

Confira outros pontos abordados na conversa entre a reportagem e o meia-atacante do Cruzeiro:

Às vésperas de sua estreia, o que você diria para o torcedor do Cruzeiro?
Primeiro, obviamente, quero agradecer pela recepção até hoje. Todos que me encontram nas ruas falam bem, esperando a minha estreia. Está chegando. A hora vai chegar e eu vou arrebentar.

Dá para repetir feitos históricos, como a Tríplice Coroa 2003 e o bicampeonato brasileiro?
Com certeza. Pelo time que tem, pelo jeito que a gente está jogando, pela vontade, pela intensidade, até no jogo contra o Volta Redonda... Eu gosto de assistir aos jogos de outras equipes e não vi nenhuma que jogue na intensidade que a gente está jogando. A gente está muito à frente dos outros. A nossa equipe muda três, quatro peças e continua no mesmo nível, na mesma intensidade.

Thiago Neves jogou pelo Flamengo em 2011 - André Portugal/VIPCOMM - André Portugal/VIPCOMM
Thiago Neves foi um dos principais nomes do Flamengo na temporada 2011
Imagem: André Portugal/VIPCOMM

Qual foi a melhor fase de sua carreira?
Teve o Fluminense em 2008, que foi muito bom. Mas para mim, foi em 2011 no Flamengo. Foi a melhor, pelo tanto de gols que fiz, por ter Ronaldinho e Deivid no time. Mesmo assim, consegui me destacar com esses jogadores. Foi especial para mim.

Você já fez 165 gols na carreira, segundo um levantamento do Superesportes. É o jogador do elenco que mais vezes marcou. Como avalia esta estatística?
Eu sempre gostei de chutar, de chegar à área, de bater falta. A única coisa que eu tenho dificuldade é pênalti. Não sou muito bom para bater pênalti. Eu gosto de chegar à área, gosto de fazer gol, organizar bem o time e sempre estar chegando. Não sabia desse número de gols. 165 (gols). Quero fazer 200 aqui no Cruzeiro.

Você vê semelhanças entre o atual time do Cruzeiro e o Fluminense de 2012?
Dá para ver isso. Eles entendem também. Jogador, hoje, não é mais bobo. Eles sabem que só vão jogar 11. A gente tem muita qualidade, a oportunidade vai aparecer. A gente tem cinco competições. Mineiro, Primeira Liga, Copa do Brasil, daqui a pouco começa a Sul-Americana. A gente vê que o Rafinha está voando.