Corinthians mantém marca de ser único grande sem eliminações para pequenos

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

    Jogadores do Corinthians celebram vitória nos pênaltis sobre o Brusque

    Jogadores do Corinthians celebram vitória nos pênaltis sobre o Brusque

O Corinthians escapou por pouco de uma eliminação precoce na Copa do Brasil ao vencer o Brusque nos pênaltis na noite desta quarta-feira, em Santa Catarina. O sofrido triunfo após um 0 a 0 no tempo normal fez o time alvinegro manter uma marca na competição: o clube é o único entre os 12 grandes do país que nunca foi eliminado por equipes de divisões inferiores do futebol brasileiro  - o Brusque disputará a Série D neste ano.

Dono de três títulos, o Corinthians disputa a sua 22ª edição da Copa do Brasil. Dessa forma, o time paulista foi eliminado 18 vezes no torneio. Grêmio é o maior carrasco da equipe, com cinco vitórias (1991, 1994, 1997, 2001 e 2013).

O Cruzeiro vem em seguida, com três triunfos sobre o Corinthians (1996, 1998 e 2016). A equipe paulista perdeu ainda para Flamengo (1989), Inter (1992), Juventude (1999), Botafogo (2000), Vitória (2004), Figueirense (2005), Náutico (2007), Sport (2008), Atlético-MG (2014) e Santos (2015) - todos eles disputavam a primeira divisão nas respectivas temporadas.

Assim como ocorreu nesta quarta-feira, o Corinthians esteve muito perto de ser eliminado por times pequenos nas edições de 1999, 2005, 2013 e 2014. Há 18 anos, a equipe venceu o Treze nos pênaltis depois de empates por 2 a 2. Dali a seis anos, o time perdeu para o Cianorte por 3 a 0 fora de casa e virou o placar com um 5 a 1 no Pacaembu.

Nos últimos anos, o clube passou apuros contra o Luverdense, que venceu por 1 a 0 em Mato Grosso, mas viu o rival fazer 2 a 0 em São Paulo. Em 2014, o Bragantino largou na frente em casa (1 a 0) e acabou derrotado por 3 a 1 em Itaquera.

O Corinthians voltará a enfrentar o Luverdense na Copa do Brasil após eliminar o Brusque na segunda fase - o time mato-grossense disputa a Série B do Brasileirão. A primeira partida será em Lucas do Rio Verde, na próxima semana. A decisão da vaga ocorrerá sete dias depois, em São Paulo.

Os times com mais vexames

O Atlético-MG é o time com mais quedas diante de adversários fora da elite, com nove, seguido de perto pelo Botafogo, com oito. Vasco e Inter somam sete eliminações desse tipo cada (veja abaixo). 

O levantamento não leva em conta a eliminação de um dos 12 grandes para outro do mesmo grupo quando este estava em uma divisão abaixo, como, por exemplo o Corinthians em 2008 (então na Série B) ter passado pelo Botafogo (na Série A) nas semifinais.

O São Paulo, por exemplo, conheceu a terceira eliminações nesses moldes no ano passado, quando perde para o Juventude, que disputava a Série C. Em 1999, o time gaúcho sagrou-se campeão da Copa do Brasil ao derrotar Fluminense, Corinthians, Inter e Botafogo na campanha - na ocasião, porém, a equipe fazia parte da elite do Brasileirão.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos