Topo

Fluminense leva susto do Criciúma, mas avança na Copa do Brasil

Flu vence - Armando Paiva/AGIF - Armando Paiva/AGIF
Imagem: Armando Paiva/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/03/2017 21h24

Em seu retorno ao Giulite Coutinho, o Fluminense escreveu mais um feliz capítulo no seu vitorioso relacionamento com o estádio. Mas não foi sem sustos.

A equipe de Abel Braga venceu o Criciúma por 3 a 2 e avançou para a quarta fase da Copa do Brasil. Desde que fez da casa do América o seu alçapão, o Flu venceu o seu sétimo jogo em 11 partidas disputadas na Baixada.

Apesar de sair festejando, a torcida tricolor teve calafrios em determinados momentos do confronto, quando o Criciúma, então perdendo por 2 a 0, diminuiu o placar e foi para cima. Os times desperdiçaram chances de lado a lado, mas os gols de Douglas, Henrique Dourado e Sornoza mantiveram vivo o sonho do bicampeonato da Copa do Brasil.

Agora, o Tricolor aguarda o sorteio que vai definir o seu adversário na quarta fase da competição nacional.

Garotos bem

A torcida tricolor não está nada feliz com a fissura no pé de Gustavo Scarpa, mas não tem do que se queixar de Richarlison, seu substituto. Mais uma vez, o atacante foi peça-chave para o resultado positivo. Pelo lado esquerdo, o atacante criou boas chances e foi responsável por criar o lance que originou o gol de pênalti de Henrique Dourado. Àquela altura, Douglas já tinha aberto o placar após bonita jogada de Léo, que também serviu Sornoza no lance do terceiro gol. O lateral-esquerdo também teve grande destaque.

Mal no alto

A defesa tricolor tem sofrido com as bolas altas. Contra o Tigre, o gol de Diego Giaretta saiu após bola alçada na área. No lance, o lateral Renato falhou. No mais, o Criciúma levou vantagem em boa parte nos lances pelo alto.

Falsa impressão

O Criciúma entrou com três volantes em campo e conseguiu bloquear sem maiores problemas as ações dos donos da casa. Apesar do início sugerir que o Flu teria dificuldades de penetração, a equipe precisou de cinco minutos para abrir 2 a 0.

Cochilo

Quando a fatura parecia liquidada, o Fluminense cochilou no jogo e quase pagou caro por isso. Depois do gol de Diego Giaretta, os visitantes empurraram os tricolores para o seu campo de defesa e criaram boas oportunidades. Em uma delas, Caio Rangel quase encobriu Diego Cavalieri. Para sorte do Flu, Leandro Pedro Vuaden não validou um gol de mão de Barreto. 

Regulamento debaixo do braço

Ainda no início da etapa final, Caio Rangel, de novo, fez a torcida tricolor suar frio ao bater uma bola rente à trave. Com um placar que lhe favorecia, o Fluminense deu muito campo. O time se retraiu e quem dominou grande parte das ações foram os catarinenses. Em duas cobranças consecutivas de escanteio, Maranhão quase surpreende Cavalieri e faz o olímpico. Abel percebeu e lançou Marcos Jr. No lugar de Henrique.

Resolvido

Coincidentemente, o Fluminense resolveu sua vida um pouquinho depois da mexida. Sornoza acertou um chute rasante e não deu chance de defesa para o goleiro Édson. A partir daí,os 30 minutos restantes pareciam apenas protocolares, mas Silvinho diminuiu e tornou os últimos minutos de pura apreensão para os tricolores. Com o apito final de Leandro Pedro Vuaden, alívio e vaga na mão.

Tigre manso

No retrospecto entre Criciúma e Fluminense, os catarinenses somam apenas cinco vitórias em 23 jogos. Curiosamente, todos os triunfos foram conquistados no Heriberto Hulse. Tabu mantido pelo Tricolor.
 

No clima

Os técnicos Abel Braga e Deivid mostraram que estão em sintonia com seus clubes. Na partida desta quarta, o tricolor usou uma camisa pólo verde. O comandante dos catarinenses, por sua vez, vestiu uma peça no mesmo modelo, mas na cor amarela.

FICHA TÉCNICA
Fluminense x Criciúma
Data: 15/03/2017
Local: Giulite Coutinho, Mesquita (BRA)
Hora: 19h30 (de Brasília)
Árbitro:  Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes:  Rafael da Silva Alves (RS) e Maurício Coelho Silva Pena (RS)
Cartões amarelos: Diego Giaretta, Barreto, Caio Rangel, João Henrique e Raphael Silva (CRI); 
Cartões vermelhos:

Gols: Douglas aos 14’, Henrique Dourado aos 18' e Diego Giaretta, aos 29 minutos do primeiro tempo. Sornoza aos 16’ minutos e Silvinhio, aos 42’ minutos do segundo tempo 

Fluminense: Júlio César; Renato, Henrique, Renato Chaves e Léo; Orejuela, Douglas (Wendel) e Sornoza; Richarlison, Wellington Silva e Henrique Dourado (Marcos Jr.). Técnico: Abel Braga

Criciúma: Edson; Diogo Mateus, Raphael Silva, Diego Giaretta e Barreto; Marlon, Douglas Moreira (Caíque Valdívia), Ricardinho e Alex Maranhão (João Henrique); Caio Rangel e Pitbull (Silvinho) Treinador: Deivid