Topo

Cruzeiro tem retrospecto positivo diante do São Paulo em mata-matas

Um dos clássico mais tradicionais do Brasil será jogado nesta quinta, pela Copa do Brasil - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Um dos clássico mais tradicionais do Brasil será jogado nesta quinta, pela Copa do Brasil Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

11/04/2017 10h32

Quando vê um confronto contra o São Paulo pelo caminho, o torcedor do Cruzeiro costuma torcer o nariz por causa do sempre indigesto adversário. Tradicional clássico do futebol brasileiro, o confronto ganhou força principalmente após os duelos nos anos 90 e início do novo século.

Nesta quinta-feira, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez pela Copa do Brasil. Apesar do retrospecto geral não ser tão positivo para o time mineiro, a equipe celeste já provou que em torneios de mata-mata a história é diferente, e tem levado a melhor nos últimos anos.

Quando se trata de Brasileirão, a história já não é tão feliz para o Cruzeiro. Em 58 duelos, a Raposa levou a melhor somente em onze ocasiões, empatando 15 vezes e perdendo em outras 32 partidas. A última vitória contra o Tricolor foi de 2 a 1 em novembro de 2015, em Belo Horizonte, com gols de William e Leandro Damião.

"Não sei para o torcedor, mas para jogador é sempre uma decisão, um clássico com a concentração lá em cima. Cheguei em 2013, tive um empate, uma vitória, depois de muitos anos sem o Cruzeiro ganhar no Morumbi, e uma derrota por 2 a 0. Mas essas coisas mudam, já ganhamos na Libertadores também. O jogador vai com a cabeça diferente para o estádio", disse o zagueiro Dedé.

Desde 2000, quando decidiu com o São Paulo a Copa do Brasil, o Cruzeiro eliminou o Tricolor em outras duas ocasiões, ficando pelo caminho em apenas uma delas. Naquele ano, a taça foi erguida com alta dose de emoção, com um gol de falta marcado por Geovanni, já no apagar das luzes.

Em 2009 e em 2015 , a história se repetiu, agora com a Raposa passando pelo rival nas quartas e oitavas de final da Libertadores. O único triunfo paulista aconteceu em 2010, também pelo torneio continental, vencendo as partidas dentro e fora de casa.

"Jogaremos contra uma equipe grande, mas sabemos o regulamento do campeonato. Temos que jogar com inteligência e fazer o que estamos fazendo. Será uma prova muito difícil, mas vamos trabalhar para fazer um bom jogo e decidir em casa", comentou o lateral Fabrício.