Topo

"My name is Mano". Vitória do Cruzeiro foi ao melhor estilo do treinador

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

14/04/2017 11h37

Na vitória contra o São Paulo em pleno Morumbi, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil, o Cruzeiro não dominou o jogo e nem ficou mais com a bola. O número de finalizações, cruzamentos e passes também foram inferiores ao adversário. Mas no fim, saiu com o triunfo por 2 a 0. Após a partida, os jogadores exaltaram a obediência tática que o permitiram encaminhar a vaga. Em sua entrevista coletiva, Mano não foi diferente e elogiou o triunfo ao seu melhor estilo.

"Penso que o jogo foi disputado dentro das características que nós imaginávamos que seria. Acompanhamos bem o nosso adversário, o São Paulo. O Rogério introduziu uma filosofia de jogar, que é a de propor o jogo dentro do campo do adversário, com volume, muita variação. Para enfrentar uma equipe como essa, em um primeiro jogo fora de casa, em um sistema de mata-mata, você tem que traçar uma estratégia para saber enfrentar isso. Minhas equipes não gostam muito de tomar gols, vocês me conhecem. "My name is Mano Menezes", para quem não me conhece", comentou o treinador, que não só priorizou o comprometimento defensivo, como teve muito sucesso dentro do Morumbi.

A construção da vitória celeste aconteceu através das bolas paradas. Primeiro com Lucas Pratto, marcando contra. Depois com o ex-são paulino Hudson, também de cabeça em outro cruzamento de Thiago Neves. Apesar de pouco frequentes, esses dois lances foram capitais para a equipe no jogo em que não teve tanto volume de bola, mas que soube marcar com qualidade e esperar pelo erro do adversário para atacar no momento certo.

"Historicamente, essa é uma característica do trabalho que eu acredito. Não acredito em equipes que tomam muitos gols pra conquistar títulos, com exceções ao longo do futebol. Você não pode ficar tomando dois, três gols a cada jogo, porque para vencer você tem que fazer quatro, três. É muito difícil fazer. E a estratégia de hoje levou em consideração isso", concluiu.