Topo

Na melhor fase da carreira, Rafael revela conselhos de Fábio no Cruzeiro

Rafael se tornou titular absoluto do gol do Cruzeiro com Mano Menezes - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Rafael se tornou titular absoluto do gol do Cruzeiro com Mano Menezes Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

03/05/2017 04h00

Rafael não tem dúvidas, este é o seu melhor momento desde que se profissionalizou pelo Cruzeiro, em 2008. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o titular do gol avalia a boa fase e destaca a amizade com Fábio, ídolo do clube e atual reserva.

"Com certeza é o melhor momento da minha carreira devido à sequência de oportunidades que estou tendo de mostrar meu trabalho. Além de poder participar de um início de ano muito bom para o Cruzeiro", afirmou.

A boa fase é comprovada sobretudo pelos números obtidos pelo atleta. Presente em 84 partidas, o camisa 12 teve as suas redes balançadas em 75 oportunidades. A média de Rafael é de 0,89 gol sofrido por jogo. Feliz com as estatísticas obtidas na equipe, o goleiro não esconde que pretende melhorá-los ainda mais no restante da temporada:

"Apesar de os números serem um parâmetro muito bom de análise de desempenho, eu tento focar muito no meu desempenho apenas dentro de campo, e vou trabalhar sempre e cada vez mais para que essa média de gols sofridos por jogo cada dia diminua mais", comentou.

A titularidade do jogador de 28 anos poderia ser um problema no vestiário, principalmente pelo desejo de Fábio, recuperado de lesão no joelho direito, retomar a condição de titular. Contudo, está longe disso.

Fábio, goleiro do Cruzeiro - Washington Alves/Cruzeiro - Washington Alves/Cruzeiro
Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Amigos desde a profissionalização de Rafael, em 2008, os jogadores mantêm esta condição. A boa relação, inclusive, é enaltecida pelo atual dono da posição:

"Eu e o Fábio somos e vamos continuar sendo amigos independente de qualquer situação. As pessoas comentam e se preocupam muito com isso, mas nós dois levamos com muita naturalidade, não somos rivais. Somos amigos e fazemos parte de uma mesma equipe com os mesmos objetivos e vamos continuar se ajudando e trabalhando junto para conquistar as metas e deixar o Cruzeiro no ponto mais alto possível sempre. Ele costuma me ajudar sempre, com conselhos e orientações".

Elogios de Mano transmitem confiança

Logo após o empate entre América-MG e Cruzeiro, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro, Mano Menezes disse que tinha sorte por contar com Rafael em sua equipe. Os elogios públicos foram bem recebidos pelo jogador do Cruzeiro.

O goleiro crê que o respaldo do comandante é o segredo para o sucesso do time neste início de temporada:

"O treinador é o nosso mentor e ter a confiança dele faz toda a diferença para o trabalho de qualquer jogador dentro de campo. O Mano transmite para todos que confia muito no grupo e nos jogadores que ele tem a disposição e isso é um segredo para o sucesso nesse início de ano", concluiu.