Topo

Edílson herda suspensão na Copa do Brasil e segue fora no Grêmio

Lateral direito pegou cinco jogos de suspensão por confusão em clássico no ano passado - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Lateral direito pegou cinco jogos de suspensão por confusão em clássico no ano passado Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/05/2017 14h16

Edílson vai seguir fora do time do Grêmio. Desfalque na estreia do Brasileirão, o lateral direito também não atuará contra o Fluminense, pela Copa do Brasil. E o motivo é o mesmo: a suspensão pelos socos desferidos contra Rodrigo Dourado, em Gre-Nal do returno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Ainda restam duas partidas de gancho.

O camisa 2 do Grêmio recebeu cinco jogos de punição. Três já foram cumpridos.

Edílson foi punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com cinco jogos. Cumpriu dois e o Grêmio entrou com efeito suspensivo, liberando o jogador para atuar. O Pleno do Tribunal, contudo, reviu a decisão e reativou o gancho.

Como as competições organizadas pela CBF só voltaram agora, em maio, a suspensão foi herdada apenas na abertura do Brasileirão e estreia do clube na Copa do Brasil. O cenário está previsto no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), em seu artigo 171. E também consta no Regulamento Geral de Competições da CBF.

O lance que originou o caso ocorreu no empate sem gols entre Grêmio e Internacional, em 23 de outubro do ano passado, pela 32ª rodada do Brasileirão. Após falta de Kannemann em Valdívia, o argentino segurou a bola e irritou Vitinho. Depois um bolo de atletas se formou e Edílson chegou dando soco em Rodrigo Dourado. O lateral foi expulso e o volante também.

Kannemann liberado

Se Edílson está fora da estreia na Copa do Brasil 2017, Walter Kannemann não. O zagueiro foi expulso após o apito final da finalíssima, mas absolvido em sessão da Quinta Comissão Disciplinar do STJD, ainda no ano passado.

A suspensão automática foi extinta pelo fim da competição, conforme versa o artigo 47, em seu parágrafo terceiro, no Regulamento Geral de Competições da CBF.

Grêmio e Fluminense se enfrentam quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), em Porto Alegre. O jogo da volta acontece no Rio de Janeiro, em 31 de maio.