Topo

Badalado no Inter, interino tenta apagar goleada histórica em Gre-Nal

Odair Hellmann (direita) será o técnico do Inter diante do Palmeiras, nesta quarta - Ricardo Duarte/Inter
Odair Hellmann (direita) será o técnico do Inter diante do Palmeiras, nesta quarta Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/05/2017 04h00

Odair Hellmann é muito respeitado nos bastidores do Internacional. Ex-volante do clube, formado nas categorias de base, auxiliar técnico da comissão técnica permanente do Colorado e da seleção brasileira Sub-20, será ele o treinador no reservado durante a partida desta quarta-feira às 21h45 (de Brasília), contra o Palmeiras no Beira-Rio. E vencer o alviverde pode sacar de vez de sua trajetória uma marca negativa: o Gre-Nal de 2015.

Pouco foi, de fato, culpa de Odair. O Inter havia acabado de demitir Diego Aguirre e, com poucos dias de treinamento, ele assumiu a responsabilidade de comandar o time diante do embalado Grêmio de Roger Machado. Sofreu, e muito. Em campo, a equipe parecia desorientada. Viu o adversário ser amplamente superior e aplicar impiedosos 5 a 0. Uma marca que entrou para história dos enfrentamentos entre os gigantes de Porto Alegre.

Depois do jogo, Odair sofreu bastante. Impotente frente ao ocorrido, não se escondeu do desafio mesmo sabendo que era praticamente impossível de superar. E nisso também ganhou status internamente no clube. Em seguida, comandou o mesmo time no duelo com o Fluminense e venceu por 1 a 0.

Odair é reconhecido como responsável por 'lapidar' as principais apostas recentes do Inter. Participou da formação de Valdívia, Sasha, William e Rodrigo Dourado. Além disso conhece o clube como poucos, pois foi atleta e trabalhou em praticamente todos os times, da base até o principal.

Depois da breve experiência como interino, Argel chegou como técnico e ele voltou a ser auxiliar. E assim foi com os quatro treinadores do ano passado: Argel, Roth, Falcão e Lisca, todos tiveram nele um importante aliado.

E agora, antes de entregar o bastão para Guto Ferreira, ele tem nova oportunidade pela frente. De novo será bastante complicado. Como contra o Grêmio, praticamente não treinou o time. Estava com a seleção brasileira sub-20 no Torneio de Toulon, foi chamado às pressas e deixou a França para chegar a Porto Alegre apenas na noite de segunda-feira. Esteve à frente do elenco na última terça e precisará orquestrar uma virada.

O Inter perdeu o jogo de ida por 1 a 0. Por isso, precisa vencer por dois ou mais de diferença para avançar na Copa do Brasil. "O time não vai mudar muito. Seria loucura do Odair (Hellmann) e do Maurício (Dulac) mudar muito sem tempo para trabalhar. Mas eles tentaram passar as ideias deles. Nós ouvimos e vamos dar o nosso melhor", argumentou o lateral esquerdo Uendel.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X PALMEIRAS

Data: 31 de maio de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro - MG (FIFA)
Assistentes: Marcio Eustaquio S Santiago - MG (CBF) e Pablo Almeida da Costa - MG (CBF)

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Felipe Gutiérrez, Edenílson e D'Alessandro; Marcelo Cirino e Nico López
Técnico:  Odair Hellmann

PALMEIRAS: Prass; Fabiano, Mina, Edu Dracena e Zé Roberto; Felipe Melo, Tchê Tchê e Jean; Willian, Dudu e Guedes
Técnico: Cuca