Topo

Copa do Brasil depende só da Chapecoense para virar "mini-Libertadores"

No jogo de ida das oitavas de final, Chape perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro - Washington Alves/Cruzeiro
No jogo de ida das oitavas de final, Chape perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 04h00

Se a Chapecoense eliminar o Cruzeiro nesta quinta-feira (1) e avançar às quartas de final da Copa do Brasil, o torneio se tornará uma espécie de "mini-Libertadores". Curiosamente, os oito times do país que começaram o ano na competição continental serão os mesmos oito ainda vivos no campeonato nacional.

Sete das equipes da Libertadores 2017 já estão garantidas nas quartas: Atlético-PR, Grêmio, Flamengo, Palmeiras, Botafogo, Santos e Atlético-MG. Destas, apenas o Flamengo foi eliminado da fase de grupos do torneio sul-americano – os demais estão nas oitavas de final.

Já a Chape, punida pela Conmebol por causa da escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio, também está eliminada da Libertadores. Porém, o time catarinense ainda tem esperança de reverter a decisão via recurso, que ainda não tem data para ser julgado.

Na Copa do Brasil, a Chapecoense também está em desvantagem. No jogo de ida, no Mineirão, o Cruzeiro venceu por 1 a 0. Por isso, para transformar a competição em uma "versão nacional" da Libertadores, os catarinenses precisam reverter o resultado a partir das 21h30 (de Brasília) desta quinta, na Arena Condá.

À espera de Cruzeiro ou Chape, o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil acontece na próxima segunda-feira (5).