Topo

Cruzeiro empata no fim e elimina Palmeiras da Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/07/2017 23h39

O Cruzeiro assustou a torcida, mas arrancou o placar necessário para garantir a classificação à semifinal da Copa do Brasi. Com gol de Diogo Barbosa, aos 40min do 2º tempo, a equipe de Belo Horizonte achou o 1 a 1 contra o Palmeiras, no Mineirão, e conseguiu eliminar os paulistas após o empate por 3 a 3 na ida, em São Paulo. Keno havia feito o primeiro para os visitantes.

O clube mineiro se encontrava em situação desesperadora no Mineirão. O Palmeiras, com uma pitada de sorte de Keno, que arriscou de primeira e viu a bola enganar Fábio com um desvio no meio do caminho – aos 26min da etapa final -, segurava o resultado e levava o Mineirão a uma noite de decepção. No entanto, apareceu Diogo Barbosa.

O lateral esquerdo, um dos destaques da partida, apareceu como um verdadeiro centroavante, invadiu o espaço deixado entre Yerry Mina e Edu Dracena, e desviou de cabeça aos 40min do segundo tempo para superar Jailson e assegurar a classificação cruzeirense de fase.

O adversário do Cruzeiro será conhecido nesta quinta-feira, entre quem classificar de Grêmio e Atlético-PR, que jogam em Curitiba a partir das 21h45. No primeiro jogo, disputado no Rio Grande do Sul, o time gaúcho venceu por 4 a 0 e encaminhou a classificação.

Quem foi bem: Diogo Barbosa

Palmeiras Cruzeiro Diogo Barbosa - André Yanckous/AGIF - André Yanckous/AGIF
Diogo Barbosa, destaque na partida, anotou o gol da classificação cruzeirense
Imagem: André Yanckous/AGIF

Melhor opção ofensiva do Cruzeiro durante toda partida, e ainda decisivo. O camisa 6 se lançou como centroavante no momento de maior necessidade do time mandante e acabou presenteado. Foi dele o gol de empate e da vaga para a semifinal.

Quem foi mal: Egídio

Mesmo com a classificação palmeirense, o lateral esquerdo sofreu na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro investiu a maior parte do jogo ofensivo no setor do camisa 6, que atuou durante a maior parte do segundo tempo pendurado. Para sorte de Egídio, Elber saiu cansado.

Jailson, seguro, sofre no fim

Novo titular da meta palmeirense, Jailson encarou mais um grande teste nesta quarta-feira: partida decisiva, fora de casa, com a equipe necessitando da vitória. Testado menos do que o esperado, mostrou segurança e ganhou ainda mais pontos com a comissão técnica.O camisa 14, contudo, não conseguiu evitar o desvio certeiro de Diogo Barbosa.

Cruzeiro, com regulamento na mão, busca vaga

Sem pressa, cauteloso e seguro. O Cruzeiro atuou com maturidade contra o atual campeão brasileiro. A equipe mineira resistiu à tentação de pressionar o rival em casa e abrir espaço à velocidade de palmeirenses como Róger Guedes e Dudu. Com a bola nos pés, a equipe celeste trabalhava com triangulações pelas pontas, geralmente com o apoio de Ariel Cabral. Na defesa, em raro espaço concedido, o Palmeiras aproveitou: Keno teve tempo para arrematar de primeira e anotar o gol visitante.Sorte que Diogo Barbosa se mostrou decisivo no fim.

Palmeiras recorre a Dudu no meio e Keno talismã

Guerra Palmeiras Cruzeiro - André Yanckous/AGIF - André Yanckous/AGIF
Guerra iniciou o jogo como titular, mas participou pouco da criação palmeirense
Imagem: André Yanckous/AGIF

O primeiro tempo travado não interessava ao Palmeiras, necessitado por um resultado positivo para avançar na Copa do Brasil. Opção tradicional pelo lado esquerdo do ataque, Dudu atuou durante a segunda etapa centralizado, como um elo de ligação para municiar o ataque. Keno, mais incisivo, também entrou na etapa final, e tratou de mudar o jogo com uma pitada de sorte. O camisa 27, aos 26min, arriscou de fora da área e viu a bola desviar no meio do caminho para enganar Fábio.

Mano Menezes trava criação palmeirense

Mesmo mandante, o Cruzeiro entrou em vantagem no confronto pelo resultado obtido no Allianz Parque. Desta forma, Mano Menezes optou por uma postura mais cautelosa, reativa, com atenção redobrada ao sistema de criação palmeirense. Nesta estratégia, Ariel Cabral e Henrique receberam funções fundamentais, especialmente pelo lado defensivo. Ambos ocupavam o setor de ação do venezuelano Alejandro Guerra, que pouco colaborou e acabou substituído por Cuca ainda no intervalo.

Cuca aposta em Borja e saca Tchê Tchê

Um dos jogadores mais presentes em partidas do Palmeiras desde o ano passado, o meio-campista Tchê Tchê perdeu espaço justamente em um duelo decisivo. Cuca optou por tirá-lo do time e promover o retorno de Felipe Melo, que, com Thiago Santos, sustentou a proteção a Edu Dracena e Mina. No ataque, no entanto, faltou a dinâmica com camisa 8 para dialogar com Guerra e Dudu, presos ao sistema armado por Mano Menezes. O comandante palmeirense, insatisfeito com a eliminação, ainda reclamou com a arbitragem ao fim do jogo.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 x 1 PALMEIRAS

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 26 de julho de 2017 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões Amarelos: Alisson e Thiago Neves (Cruzeiro); Yerry Mina, Egídio e Edu Dracena (Palmeiras)

Gols:
CRUZEIRO: Diogo Barbosa, aos 40min do 2º tempo
PALMEIRAS: Keno, aos 26min do 2º tempo

CRUZEIRO: Fabio; Lucas Romero, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Ariel Cabral; Elber (De Arrascaeta), Thiago Neves e Alisson; Rafael Sóbis (Raniel).
Técnico: Mano Menezes.

PALMEIRAS: Jailson; Jean, Yerry Mina, Edu Dracena e Egídio; Thiago Santos, Felipe Melo (Raphael Veiga) e Alejandro Guerra (Keno); Róger Guedes, Miguel Borja e Dudu (Tchê Tchê).
Técnico: Cuca.