Por decisão na Copa do Brasil, Cruzeiro segurou volta de Arrascaeta

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Washington Alves/LightPress/Cruzeiro

    Destaque do Cruzeiro em 2017, Arrascaeta foi preparado para o jogo mais importante

    Destaque do Cruzeiro em 2017, Arrascaeta foi preparado para o jogo mais importante

Um dos principais nomes do Cruzeiro no primeiro semestre, o uruguaio De Arrascaeta recebeu um tratamento especial para o confronto decisivo desta quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Palmeiras. Mesmo recuperado de uma grave lesão no joelho há mais de uma semana, o meia teve seu retorno atrasado pela comissão técnica a fim de deixar o jogador totalmente à disposição de Mano Menezes. Agora, com o ritmo de jogo em dia, o camisa 10 será uma das esperanças da torcida para ver o time sair classificado do Mineirão.

No dia 28 de maio, em jogo válido pela terceira rodada do Brasileirão, Arrascaeta estava em campo diante do Santos quando recebeu uma tesoura do colombiano Copete. Após exames, o jogador foi diagnosticado com uma torção no joelho direito que o deixaria de molho por dois meses. Contudo, no dia 14 de julho, há quase duas semanas, o uruguaio superou as previsões e voltou a treinar com bola antes da data esperada. Apesar da notícia animadora, Mano Menezes e sua comissão técnica preferiram poupar o jogador nas partidas seguintes e prepará-lo para o compromisso mais importante do ano até então.

Ainda sem o ritmo ideal de jogo contra o Flamengo, Arrascaeta também não foi relacionado para a partida diante do Fluminense, passando a integrar o grupo celeste somente a partir da última quinta, quando a delegação viajou para o Florianópolis para visitar o Avaí. Na Ressacada, o meia substituiu Lucas Silva aos 12 minutos do segundo tempo e melhorou consideravelmente o desempenho do time em campo. Apesar de Mano ter realizado um último treinamento fechado na Toca da Raposa, a tendência é de que Arrascaeta recupere seu posto entre os onze jogadores inicias.

"É muito importante para mim voltar ao time e estar à disposição do treinador. Agora é estar forte e bem preparado fisicamente para quando for acionado entrar bem e poder ajudar o time da melhor maneira. Acho que nosso time está crescendo muito e espero que siga melhorando cada vez mais", comentou o atleta, recentemente.

Contratado em 2015, Arrascaeta demorou um ano para se adaptar ao futebol brasileiro e começar a dar seu retorno dentro de campo. Apesar de ter a organização de jogo como um ponto forte, o meia terminou o ano passado como artilheiro do time, anotando 14 gols. Em 2017, o uruguaio foi um dos destaques do Cruzeiro até se machucar, marcando seis gols e distribuindo quatro assistências.

Zaga também muda?

Em situação parecida com a de Arrascaeta, o zagueiro Manoel se recuperou de uma lesão no pé e também foi preparado para este confronto diante do Palmeiras. Titular absoluto de Mano Menezes, o jogador já estava treinando com o time há mais de uma semana e também chegou a ficar no banco de reservas diante do Avaí, no último final de semana. Restará saber se o comandante vai optar por desfazer a dupla com Léo e Murilo, que atuou nos últimos cinco jogos e diminuiu de dez para quatro o número de gols sofridos.

CRUZEIRO x PALMEIRAS

Motivo: jogo de volta, quartas de final, Copa do Brasil 2017
Data/Hora: 26/07/2017, às 21h45
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO (FIFA)
Assistentes: Bruno Raphael Pires - GO (FIFA) e Cristhian Passos Sorence - GO (CBF)

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo (Manoel) e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral; Thiago Neves, De Arrascaeta (Lucas Silva), Alisson; Rafael Sóbis. Técnico: Mano Menezes.

PALMEIRAS: Jailson; Jean, Yerry Mina, Edu Dracena e Egídio; Thiago Santos, Felipe Melo (Tchê Tchê) e Alejandro Guerra; Róger Guedes, Miguel Borja (Erik) e Dudu. Técnico: Cuca.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos