Topo

Grêmio sofre com pênaltis e liga alerta antes de mata-mata

Luan já perdeu três pênaltis no ano e Lucas Barrios passou a ser o cobrador oficial - Jeferson Guareze/AGIF
Luan já perdeu três pênaltis no ano e Lucas Barrios passou a ser o cobrador oficial Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/08/2017 04h00

O Grêmio já perdeu cinco pênaltis ao longo da temporada e, depois de desperdiçar contra o Botafogo no Brasileirão, ligou um alerta internamente: precisa melhorar a pontaria até de olho em uma possível decisão no fundamento. O cenário é uma possibilidade na Copa do Brasil e Libertadores, onde o Tricolor enfrenta Cruzeiro e o próprio time carioca.

Só no Brasileirão o Grêmio perdeu três pênaltis: diante de Corinthians, Avaí e Botafogo. Na Libertadores, Luan perdeu duas vezes (contra Zamora-VEN e Guaraní-PAR).

“Realmente, o Grêmio está errando acima do desejável. Errar é normal, mas quando acontece assim algo tem que ser feito. Estamos treinando, mas talvez seja preciso bater mais. E os jogadores precisam saber que os pênaltis perdidos não interferem no pênalti a ser batido”, disse Odorico Roman, vice de futebol do Grêmio.

No primeiro treino após a derrota para o Botafogo, onde Marcelo Oliveira chutou e viu a finalização ser espalmada por Gatito Fernandez, a comissão técnica já trabalhou cobrança de pênaltis com alguns atletas. Walter Kannemann foi um deles.

Renato Gaúcho deixa para definir na hora de um pênalti quem será o batedor. Quando Lucas Barrios está em campo, a missão é dele. Mas antes a função era de Luan. Sem o camisa 18, há uma conferência rápida entre os atletas e o treinador.

O método não será alterado. A mudança será feita no dia a dia, com carga maior de exercício para os jogadores que ficarão à disposição. E caberá a Renato, na hora da ocorrência, definir.

O Grêmio enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 21h45 (Brasília), no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Na semana que vem, o Tricolor vai a Belo Horizonte fechar o confronto. Já as partidas diante do Botafogo, pelas quartas da Libertadores, estão marcadas para 13 e 20 de setembro. Primeiro no Rio de Janeiro e depois em Porto Alegre.