Topo

Em estreia de Rueda, Botafogo e Fla empatam em 1º jogo da semi da Copa BR

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/08/2017 23h41

Em jogo muito nervoso e disputado, Botafogo e Flamengo ficaram no empate em 0 a 0 no duelo válido pelo confronto de ida das semifinais da Copa do Brasil. O clássico marcou a estreia do técnico colombiano Reinaldo Rueda pelo lado rubro-negro.

A tensão da partida resultou em uma expulsão para cada lado, após o zagueiro Joel Carli e o goleiro Muralha se desentenderem no segundo tempo.

As duas equipes voltam a se enfrentar na quarta-feira da semana que vem (23) no Maracanã e aí será a vez da torcida do Botafogo ficar com apenas 10% da carga de ingressos. Um novo 0 a 0 levará a decisão para os pênaltis. 

Na outra semifinal, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 1 a 0 em Porto Alegre.

Voleio

Aos 27 minutos do primeiro tempo, após escanteio cobrado da direita, a zaga do Flamengo desviou e o volante Bruno Silva emendou um lindo voleio. A bola passou com perigo pelo gol de Muralha.

No travessão!

Aos 11 minutos do segundo tempo, Diego cobrou uma linda falta em que a bola explodiu no travessão do goleiro Gatito Fernandez.

Jair e Rueda se cumprimentam 

Jair Ventura cumprimenta Reinaldo Rueda antes de Botafogo x Flamengo - Luciano Belford/AGIF - Luciano Belford/AGIF
Imagem: Luciano Belford/AGIF

Personagens de uma polêmica antes do clássico, os técnicos Jair Ventura e Reinaldo Rueda se cumprimentaram cordialmente no Nilton Santos. Na última segunda-feira, em participação em programa da Fox Sports, o treinador alvinegro havia dito que era contra a chegada de comandantes estrangeiros em virtude de tirar espaço de brasileiros. Além disso, citou o fato dos técnicos daqui precisarem de licença para trabalhar no exterior. No dia seguinte, emitiu uma nota oficial fazendo ponderações sobre suas declarações. 

Ônibus apedrejado

Lataria de ônibus do Flamengo avariada por pedras - Vinicius Castro / UOL Esporte - Vinicius Castro / UOL Esporte
Imagem: Vinicius Castro / UOL Esporte

As polêmicas se iniciaram antes mesmo da bola rolar no estádio Nilton Santos. Diretor-executivo do Flamengo, Rodrigo Caetano acusou a torcida do Botafogo de apedrejar o ônibus que levava a delegação rubro-negra nos arredores do estádio.

“Lamentável a forma como é fomentado um jogo de futebol, é só vocês observarem como o nosso ônibus ficou”, disse à Rádio Globo.

O ônibus descaracterizado apresentava marcas na lataria lateral, mas nenhum integrante foi atingido.

Provocação do lado de fora

Montagem com provocações dos torcedores do Botafogo ao Flamengo - UOL - UOL
Cartazes colados pela torcida do Botafogo provocando o Flamengo
Imagem: UOL

Após passarem a madrugada montando um mosaico para o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, um grupo de botafoguenses colou cartazes atacando temas polêmicos no setor destinado aos rubro-negros no estádio Nilton Santos (Engenhão).

“Bem vindos ao inferno”, dizia um dos cartazes colado nos pilares do setor sul. Em outro ponto, os donos da casa provocavam com “87 é do Sport”, numa referência ao polêmico título brasileiro daquele ano, e imagens sobre a falta de um estádio fixo do Flamengo.

No final da tarde, pouco antes da abertura dos portões, a administração do Engenhão, a pedido da diretoria do Botafogo, retirou as provocações. O clube informou que não deseja contribuir para o clima hostil nas arquibancadas.

Veja como foi a chegada do Botafogo ao estádio

Rueda em cima do laço

A confirmação da autorização do técnico Reinaldo Rueda para ficar à beira do campo no Flamengo só aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira, quando o colombiano regularizou sua documentação para trabalhar no Brasil.

Márcio Araújo no banco

Um dos pontos que já fizeram Rueda agradar a boa parte dos torcedores foi a barração do volante Márcio Araújo do time titular, um pedido antigo dos rubro-negros.

Desfalques

Cada time não pôde contar com quatro jogadores que chegaram após o prazo de inscrição. Arnaldo, Marcos Vinicius, Valencia e Brenner não jogaram pelo Botafogo. Diego Alves, Rhodolfo, Éverton Ribeiro e Geuvânio ficaram fora pelo lado do Flamengo. O Rubro-Negro ainda teve o importante desfalque de Guerrero, lesionado.

Patrocínio pontual

O Botafogo anunciou antes da partida um patrocínio pontual com uma ótica para a barra da camisa nos dois jogos válidos pela semifinal da Copa do Brasil. 

BOTAFOGO 0 X 0 FLAMENGO

Data/hora: 16/08/2017, às 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
Renda e público: R$ 747.825,00 / 26.575 pagantes / 28.757 presentes
Cartões amarelos: Joel Carli, Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso, Rodrigo Pimpão (BOT); Diego (FLA)
Cartões vermelhos: Joel Carli e Alex Murallha
Gols: Nenhum

Botafogo
Gatito Fernández; Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabelo e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes (Gilson), Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger (Marcelo)
Técnico: Jair Ventura

Flamengo
Alex Muralha; Rodinei, Réver, Juan e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton (Vinicius Júnior) (Tiago), Berrío (Marcio Araújo) e Felipe Vizeu
Técnico: Reinaldo Rueda