Topo

Grêmio experiente e 'novo' Cruzeiro. O que mudou desde a semifinal de 2016

Grêmio e Cruzeiro se enfrentaram na mesma fase da Copa do Brasil em 2016 - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Grêmio e Cruzeiro se enfrentaram na mesma fase da Copa do Brasil em 2016 Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek e Thiago Fernandes

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

16/08/2017 04h00

Dez meses depois, Grêmio e Cruzeiro voltam a se enfrentar em uma semifinal da Copa do Brasil. De lá para cá, os dois times mudaram em diferentes esferas. O Tricolor se tornou mais ofensivo e experiente, enquanto a equipe de Mano Menezes alterou escalação e ganhou um reforço de peso. As transformações marcam o duelo que começa nesta quarta-feira (16), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

O UOL Esporte mostra três pontos em cada lado do confronto que comprovam as mudanças de um ano para o outro.

Grêmio ofensivo

Jogadores do Grêmio comemoram gol contra o Godoy Cruz pela Libertadores - Diego Vara/Reuters - Diego Vara/Reuters
Imagem: Diego Vara/Reuters

O Grêmio de 2017 é mais ofensivo do que aquele do ano passado. Com mais tempo para pensar o elenco, Renato Gaúcho jogou o time para frente. Construindo a partir dos volantes e usando bastante a passagem dos laterais para atacar com até sete peças ao mesmo tempo.

A escalação tem quatro mudanças em relação ao time campeão em cima do Atlético-MG. Walace foi vendido ao Hamburgo, Maicon perdeu o status de titular absoluto pelas lesões e pelo crescimento brutal de Michel e Arthur. E Marcelo Oliveira também sobrou por conta de problemas médicos – com entrada de Bruno Cortez. No ataque, Lucas Barrios entrou a grosso modo na vaga de Douglas, lesionado. Assim, Luan foi recuado.

Barrios ‘fazedor de gols’

Lucas Barrios comemora gol do Grêmio contra a Ponte Preta - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O centroavante, aliás, é um capítulo a parte. Obsessão do Grêmio durante a janela, o ‘fazedor de gols’ teve outros nomes. Outras nacionalidades. Mas acabou sendo Barrios e deu certo. Com o camisa 18, o time ficou mais forte. Ganhou reforço na bola aérea defensiva, liderança junto aos demais atletas e 16 gols na temporada. Ou seja, artilheiro do time à frente de Luan e Pedro Rocha – remanescentes do setor ofensivo campeão da Copa do Brasil.

Experiência

Esqueça o Grêmio traumatizado com mata-mata. Jogue fora as lembranças do time que penava para se impor como mandante. A jornada até o pentacampeonato em 2016 injetou confiança no elenco. E, principalmente, jogou experiência às costas do time. A maturidade que faltou ao longo de quase 15 anos para sair da fila de títulos de expressão transborda agora.

Thiago Neves

Thiago Neves comemora primeiro gol do Cruzeiro contra o Palmeiras - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

A mudança mais evidente é a chegada de uma referência ao sistema de criação do Cruzeiro. Thiago Neves foi contratado em janeiro e se consolidou como titular absoluto. Os números são importantes: 12 gols e oito assistências em 37 partidas. O expoente do time.

Cinco saídas

Ramón Ábila, atacante do Cruzeiro - © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Imagem: © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

O Cruzeiro que enfrentou o Grêmio na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, em 26 de outubro de 2016, tinha Lucas, Bruno Rodrigo, Edimar, Denilson e Ramón Ábila como titulares. Todos disseram adeus. O lateral direito retornou ao Palmeiras e, hoje, defende o Fluminense. Bruno Rodrigo não renovou e atualmente é reserva no próprio Grêmio. Edimar foi emprestado ao São Paulo. Denilson teve o empréstimo encerrado pouco tempo após aquele compromisso. Ramón Ábila, por sua vez, foi vendido para o Boca Juniors, da Argentina. Acionado por Mano Menezes no decorrer do confronto, Willian foi negociado junto ao Palmeiras em troca da permanência de Robinho na capital mineira.

Sem referência no ataque

Nos jogos da Copa do Brasil, como não conta com Sassá, que já disputou o torneio pelo Botafogo, Mano Menezes costuma escalar Rafael Sóbis como referência. O camisa 7 atua à frente da linha ofensiva e deve seguir nesta posição diante do Grêmio.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CRUZEIRO

Data: 16 de agosto de 2017 (quarta-feira)
Horário: às 21h45 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kanneman e B. Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Henrique, Robinho e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sóbis
Técnico: Mano Menezes