Topo

Rueda é "freguês" de Jair, mas Flamengo ainda não perdeu clássico em 2017

Jair leva vantagem sobre Rueda, mas Fla tem bom retrospecto contra o Botafogo em 2017 - Luciano Belford/AGIF
Jair leva vantagem sobre Rueda, mas Fla tem bom retrospecto contra o Botafogo em 2017 Imagem: Luciano Belford/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/08/2017 04h00

Flamengo e Botafogo decidem, nesta quarta-feira (23), uma vaga na final da Copa do Brasil. Na beira do campo, dois treinadores que se viram no meio de uma polêmica criada em cima da declaração de Jair Ventura sobre a contratação de Reinaldo Rueda. Os dois se encontraram e mostraram que nada disso afetou o relacionamento. O duelo, porém, reserva ingredientes que deixam o encontro ainda mais saboroso.

Jair Ventura, por exemplo, ostenta uma freguesia sobre Reinaldo Rueda. O treinador do Botafogo encarou o colombiano duas vezes pela Libertadores e conseguiu duas vitórias sobre o Atlético-Nacional-COL. O último e terceiro foi na quarta-feira, quando o Alvinegro empatou com o Flamengo no primeiro jogo das semifinais. Se mantiver a escrita o botafoguense tem boa chance de passar para a final da Copa do Brasil.

Por outro lado, o Flamengo ainda não perdeu clássicos na atual temporada. Em nove duelos regionais, a equipe acumula cinco vitórias e quatro empates – a boa campanha, por exemplo, resultou no título do Campeonato Carioca. Caso o bom desempenho seja mantido nesta quarta, no mínimo, o Rubro-negro teria que decidir a vaga nas cobranças de pênaltis.

Jair Ventura não gostou nem um pouco da atuação do Botafogo no primeiro jogo da semifinal contra o Flamengo. Segundo o treinador, sua equipe teve atuação bem abaixo do que está acostumado a mostrar e espera que isso seja diferente na próxima quarta-feira, no duelo decisivo.

“O jogo foi horrível. As duas equipes se respeitaram muito. Agora é o último e a expectativa é que será um jogo melhor. Aquele que for decisivo no terço final levará a classificação”, explicou o treinador do Botafogo.

Pelo lado do Flamengo, a expectativa é pelo retorno de Guerrero ao time, após desfalcar por cinco jogos por conta de lesão na coxa direita. O peruano já corre em volta do gramado e se aproxima do retorno embora sua participação ainda seja dúvida. O departamento médico do clube diz que a chance é pequena. Berrío também preocupa. Já Everto e Vizeu, poupados com dores musculares, jogarão.

Após o empate por 0 a 0, o Botafogo avança à final da Copa do Brasil com qualquer empate com gols ou em caso de triunfo. O Flamengo, por outro lado, precisa vencer para avançar sem depender dos pênaltis, o que ocorrerá em caso de repetição do placar no segundo jogo.