Topo

Vaga na final da Copa do Brasil mostra o que dá certo no Fla em 2017

Reinaldo Rueda comanda o Flamengo em jogo contra o Botafogo pela Copa do Brasil - Luciano Belford/AGIF - Luciano Belford/AGIF
Imagem: Luciano Belford/AGIF

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2017 08h44

O Flamengo está na final da Copa do Brasil e sonha com a conquista do tetracampeonato da segunda competição mais importante do país. A vaga na decisão expôs um pouco do Rubro-negro que deu certo na temporada até o momento. A eliminação na primeira fase da Libertadores e a chance mínima de título no Brasileirão são pontos negativos, mas que podem ser compensados em caso da confirmação dos resultados positivos até o final de 2017.

É inegável que o Flamengo tem funcionado nos aspectos que costumam fazer a diferença em mata-matas. Será fundamental repetir a performance na tentativa de brilhar e conquistar títulos. Além da final da Copa do Brasil, o Rubro-negro está nas oitavas da Sul-Americana e nas quartas da Primeira Liga.

O UOL Esporte reuniu os pontos assertivos do Flamengo em 2017. Eles vão desde a atmosfera do Maracanã até o retorno do equilíbrio da equipe sob o comando do colombiano Reinaldo Rueda. Veja abaixo:

Atmosfera do Maracanã

Torcida do Flamengo lotou o Maracan¿¿ - Gilvan de Pinho/Flamengo  - Gilvan de Pinho/Flamengo
Imagem: Gilvan de Pinho/Flamengo
Palco preferido da torcida rubro-negra, o Maracanã tem funcionado como manda o figurino em 2017. Foram 11 jogos no principal estádio do país, com sete vitórias e quatro empates. O Flamengo foi campeão estadual invicto no antigo “Maior do Mundo” e percebe a torcida cada vez mais confortável no local.

Até mesmo na Copa Libertadores, quando caiu de forma precoce, o clube da Gávea cumpriu o mando de campo e bateu os três rivais do grupo: Atlético-PR, San Lorenzo-ARG e Universidad Católica-CHI. A expectativa é a de que a atmosfera do estádio faça a diferença na primeira partida da final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro - dia 7 de setembro - e nos outros possíveis jogos eliminatórios.

Invicto em clássicos

Everton, Diego e Rodinei comemoram classificação do Flamengo - Luciano Belford/AGIF - Luciano Belford/AGIF
Imagem: Luciano Belford/AGIF
O desempenho do Flamengo nos jogos contra os principais rivais do Rio de Janeiro é um ponto alto na temporada. O Rubro-negro está invicto. São 14 jogos - sete vitórias e sete empates. O Fluminense, por exemplo, foi derrotado nas duas partidas da final do Campeonato Carioca no Maracanã.

Inclusive, Botafogo e Vasco foram batidos nos seus domínios, respectivamente Engenhão e São Januário. Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo ainda enfrentará Tricolor, Alvinegro e Cruzmaltino no returno para tentar manter a invencibilidade e fechar a temporada com uma marca significativa na rivalidade.

Diego decisivo

Diego comemora gol do Flamengo contra o Botafogo - Gilvan de Souza/Divulgação - Gilvan de Souza/Divulgação
Imagem: Gilvan de Souza/Divulgação
Ainda que não viva o melhor momento com a camisa do Flamengo, Diego segue como uma peça decisiva na Gávea. Foi assim em diversos jogos no ano passado e segue na atual temporada. O gol que marcou contra o Botafogo manteve o Rubro-negro vivo em 2017 e a dois jogos de tentar conquistar um título que já o coloca na próxima Copa Libertadores.

De alguns tentos importantes, o camisa 35 não teve dúvida ao falar sobre o da última quarta-feira (23) no Maracanã. Ainda que em algumas vezes "sumido" em campo, Diego é a certeza de que vale a pena ter jogadores deste nível no elenco. “Foi o meu gol mais importante. Aos 32 anos, já tive momentos bem especiais aqui. São sensações novas, desafiadoras e prazerosas. Esse gol tem um peso".

Guerrero e mais dez

Guerrero arrisca chute em Flamengo x Botafogo pela Copa do Brasil - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Artilheiro do Flamengo na temporada, Paolo Guerrero tem importância ímpar no time rubro-negro. O comportamento da equipe com a presença do camisa 9 é outro. O peruano prende os zagueiros e abre espaços. Ele deu mais uma demonstração da qualidade contra o Botafogo e entrou em campo depois de se “internar” no CT Ninho do Urubu em busca da recuperação da lesão na coxa direita.

Guerrero deve estar presente na decisiva partida contra o Cruzeiro, dia 27 de setembro, no Mineirão, mas será desfalque no Maracanã. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele pode ser substituído por Felipe Vizeu ou Lucas Paquetá.

De volta ao equilíbrioUma das principais características do time do Flamengo é o equilíbrio entre os setores. Nos melhores momentos desde 2016, o Rubro-negro mostrou força defensiva e ofensiva. Em 2017, no entanto, a equipe se perdeu após a eliminação na Copa Libertadores e aparentemente recupera o terreno perdido nos primeiros dias sob o comando de Reinaldo Rueda.

O Rubro-negro mudou a forma de jogar para a semifinal contra o Botafogo e deu resultado. Um Flamengo mais cauteloso e equilibrado chegou à sétima decisão de Copa do Brasil na história e pode celebrar o tetracampeonato em pouco mais de um mês. Para isso, será fundamental repetir o que funcionou até agora na temporada.