Topo

Quatro treinos e alguns problemas. Fla corre contra o tempo antes de final

Um pensativo Rueda trabalha o Flamengo para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil - Gilvan de Souza/ Flamengo
Um pensativo Rueda trabalha o Flamengo para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/09/2017 04h00

O Flamengo inicia na manhã deste domingo (3) a reta final de preparação para o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, quinta-feira (7), às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. Depois de um sábado de folga, o Rubro-negro tem quatro treinos para resolver alguns problemas antes de um dos duelos mais importantes do ano. O clube da Gávea vê a chance de conquistar o tetracampeonato e de quebra garantir vaga antecipada na fase de grupos da Copa Libertadores de 2018.

Não são poucos os obstáculos para o técnico Reinaldo Rueda. O Flamengo chega bastante modificado na final, principalmente no que diz respeito ao confronto que abre a decisão da segunda competição mais importante do país. O UOL Esporte listou os problemas que comissão técnica e jogadores terão de resolver.

Sem Guerrero e Vizeu... Quem joga na frente?

Berrío - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Berrío é uma das alternativas do Flamengo para substituir Paolo Guerrero no ataque
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Paolo Guerrero desfalca o Flamengo no primeiro jogo da final. O substituto direto seria Felipe Vizeu, que teve constatado o estiramento do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e também está fora.

O colombiano Orlando Berrío pode ser deslocado para a função de centroavante, já que atuou desta forma em alguns momentos sob o comando do próprio Rueda no Atlético Nacional-COL. Outra opção, já testada recentemente, é utilizar Lucas Paquetá na posição. Ele foi bem contra o Atlético-GO e funcionou ao lado de Vinicius Júnior - vitória por 2 a 0.

Escalar o jovem vendido ao Real Madrid por R$ 164 milhões na função aparece como a última possibilidade no momento. Ele e Paquetá, no entanto, podem alternar, o que ocorreu com frequência no compromisso contra os goianos pelo Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que Rueda não pode contar com Everton Ribeiro e Geuvânio, jogadores que não estão inscritos na Copa do Brasil e aumentariam as alternativas do comandante.

Alex Muralha ou Thiago no gol?

Alex Muralha - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Alex Muralha recebeu apoio dos companheiros após editorial publicado pelo Jornal Extra
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo
Sem Diego Alves, que também chegou depois do fim das inscrições da Copa do Brasil, o Flamengo terá um goleiro que não goza da confiança da torcida nos dois jogos decisivos contra o Cruzeiro. Mais do que nunca, o trabalho envolvendo os atletas é psicológico. O grupo tem ajudado no processo e está unido seja qual for o escolhido pela comissão técnica.

Alex Muralha vive um momento delicadíssimo na carreira. Perseguido pelos torcedores in loco e nas redes sociais, o camisa 38 foi alvo até de um editorial contrário ao apelido no Jornal Extra. A iniciativa do veículo repercutiu negativamente em uma primeira análise, com desabafos do presidente Eduardo Bandeira de Mello, do elenco e do próprio goleiro.

O fato, no entanto, se transformou em mais um fator motivacional para o Flamengo tentar conquistar o título. Os jogadores estão solidários aos companheiros e existe uma unidade na expectativa de dar a volta por cima e celebrá-la com a conquista. O sentimento é o mesmo caso o jovem Thiago seja o escolhido. O Rubro-negro está preocupado em dar força aos goleiros enquanto Rueda trabalha para definir o titular na decisão.

Condição física da dupla de volantes

Willian Arão - Armando Paiva/AGIF - Armando Paiva/AGIF
Willian Arão é esperado pela comissão técnica para o primeiro jogo da final da Copa BR
Imagem: Armando Paiva/AGIF
Cuéllar e Willian Arão formam a dupla de volantes do Flamengo com Reinaldo Rueda. Mas em que condições eles chegam para a decisão? O colombiano está com a seleção do seu país e enfrenta o Brasil na próxima terça-feira (5), as 17h30 (de Brasília), em Barranquilla, pela 16ª rodada das Eliminatórias da Copa.

A previsão é a de que Cuéllar chegue ao Rio de Janeiro na quarta-feira (6). Porém, ele não fará nenhum treino sequer com os companheiros. A comissão técnica avaliará se o volante terá condições de realizar alguma atividade separadamente na parte da tarde, mas o objetivo é recuperá-lo da melhor forma possível para o jogo.

Já Willian Arão sofreu entorse no tornozelo direito na última sexta-feira (1) e iniciou tratamento imediato. Ele será reavaliado pelo departamento médico. A meta do Flamengo também é colocá-lo nas melhores condições para a partida, ainda que precise de um pouco mais de tempo para isso.