Topo

Técnico de um, persona non grata em outro. Mano, o 'cara' de Fla x Cruzeiro

O técnico Mano Menezes movimenta a decisão da Copa do Brasil entre Fla e Cruzeiro - Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro
O técnico Mano Menezes movimenta a decisão da Copa do Brasil entre Fla e Cruzeiro Imagem: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes e Vinicius Castro

Do UOL, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro

07/09/2017 04h00

Flamengo e Cruzeiro começam a decidir a Copa do Brasil nesta quinta-feira (7). Às 21h45 (de Brasília), os times se enfrentam diante de um Maracanã lotado - o jogo de volta acontece em 27 de setembro, no Mineirão. O Rubro-negro busca o tetracampeonato, enquanto o clube celeste quer o penta. Em uma final com tantos ingredientes, um deles se sobressai antes mesmo de as equipes entrarem em campo: o técnico Mano Menezes.

É impossível retratar mais um Flamengo e Cruzeiro decisivo sem abordar a trajetória do treinador nos dois clubes. Na Gávea, ele é persona non grata. Na Toca da Raposa, aparece como uma espécie de referência no projeto cruzeirense. Cenários absolutamente distintos que fazem de Mano um ponto que mexe com os clubes na busca do título e da vaga antecipada na Copa Libertadores de 2018.

Flamengo: saída conturbada e má imagem

Em 19 de setembro de 2013, Mano comunicou a saída do Flamengo após a derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR no mesmo Maracanã que reencontra logo mais. Foi um baque para dirigentes e torcida. Na ocasião, o comandante disse que não conseguiu passar o que pensava sobre futebol ao elenco. O abandono custou caro. Ainda que outros cartolas passem pelo Rubro-negro, dificilmente ele terá a chance de trabalhar no clube. Ficou a resistência e a desaprovação da torcida.

Mano saiu, Jayme assumiu o comando técnico e o Flamengo conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil em uma campanha com Elias e Hernane inspirados. O tempo passou e alguns aspectos da saída do clube já foram abordados pelo treinador. A última versão, em maio deste ano, destacou “festinhas” dos jogadores e o desentendimento com o ex-vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil.

28.ago.2013 Técnico Mano Menezes reclama com quarto árbitro após marcação durante jogo entre Flamengo e Cruzeiro pela Copa do Brasil - Alexandre Vidal/Fla Imagem - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Mano Menezes durante a passagem pelo Flamengo: desafeto de dirigentes e torcida
Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem
O assunto é tema quase proibido na Gávea, mas nos bastidores a sustentação é a de que o adeus de Mano nada teve a ver com o Flamengo. O técnico deixou o clube por conta de problemas pessoais. A forma como tudo aconteceu degringolou a relação e fechou uma porta importante para o profissional no futebol brasileiro.

“O Mano não me atendeu até hoje. O máximo foi um SMS dizendo que um dia eu entenderia a saída pelo bem do Flamengo. Nunca tivemos notícias de festinhas dos jogadores. Sobre o desentendimento com o Bap, a filha [e assessora de imprensa] queria uma agenda diferente da comunicação do clube. Discordamos e mostramos que existia uma estratégia. Isso viraria uma bagunça. Quiseram pautar, dissemos que não”, recordou o ex-vice de futebol, Wallim Vasconcellos.

Cabeça do projeto do Cruzeiro finalista

Cenário turbulento de um lado, céu de brigadeiro do outro. Mano Menezes goza de prestígio com a diretoria do Cruzeiro. Nem os piores momentos da temporada - a perda da final do Campeonato Mineiro para o Atlético-MG e a queda precoce na Copa Sul-Americana diante do Nacional, do Paraguai - fizeram o técnico balançar.

Alguns aspectos, como a relação com os dirigentes e a promessa de não deixar o clube por oferta mais vantajosa, o mantiveram no posto. Tudo pautado pela relação construída no decorrer dos últimos anos. Em dezembro de 2015, Mano deixou a Toca da Raposa II para assumir o Shandong Luneng, da China. O salário de R$ 1 milhão no futebol asiático foi o que o atraiu.

Sete meses após a ida para o clube chinês, ele retornou a Belo Horizonte para reassumir o Cruzeiro. Na volta à equipe, aceitou receber o mesmo montante do primeiro contrato - R$ 500 mil mensais - e fez a promessa de permanecer.

E o treinador cumpriu o pacto. Corinthians e Palmeiras o procuraram no início do ano, antes de efetivarem Fábio Carille e Eduardo Baptista, respectivamente. Contudo, Mano recusou os acordos pelo objetivo maior: uma boa temporada à frente do time que pode celebrar mais uma vez a Copa do Brasil.

Independentemente da simpatia de cada um, Mano Menezes é figura obrigatória antes do duelo entre Flamengo e Cruzeiro. Também será assim no dia 27 de setembro, quando o seu nome mais uma vez aparecerá na história, seja qual for o resultado final. 

FLAMENGO X CRUZEIRO

Data/hora: 07/09/2017, às 21h45 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)

Flamengo
Thiago (Alex Muralha); Rodinei, Réver, Juan e Pará; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton, Berrío e Vinicius Júnior (Lucas Paquetá)
Técnico: Reinaldo Rueda

Cruzeiro
Fábio; Ezequiel, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Robinho e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sóbis (Raniel)
Técnico: Mano Menezes