Topo

Decisivo, Arrascaeta superou prazo de médicos do Cruzeiro para jogar final

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

08/09/2017 04h00

Se a previsão feita pelos médicos do Cruzeiro se concretizasse, Arrascaeta sequer estaria em campo no empate por 1 a 1 diante do Flamengo no jogo de ida da final da Copa do Brasil, no Maracanã.

Autor do gol que garantiu a igualdade na primeira partida da decisão, o uruguaio deveria voltar aos gramados somente em meados de outubro, segundo o departamento médico do clube.

Diagnosticado com fratura por estresse na tíbia esquerda em 29 de julho, três dias após o duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, diante do Palmeiras, no Mineirão, o meia-atacante se ausentaria dos gramados por dez semanas, conforme a previsão. Contudo, superou as expectativas e voltou em menos de um mês - entrando em campo em 23 de agosto, no triunfo sobre o Grêmio, na semi do torneio - e foi decisivo no primeiro confronto da final, no Maracanã.

O curioso é que, mesmo batendo os prazos, Arrascaeta pretendia voltar até antes do tempo. Quem revela o fato é Thiago Neves, amigo do estrangeiro:

"Eu fico feliz [pelo gol do Arrascaeta], porque é um cara que merece. Ele [Arrascaeta] ficou chateado pelo departamento médico segurá-lo um pouco mais que o normal neste momento, mas é assim mesmo. Sou um amigo dele, ele frequenta minha casa, frequento a dele. Foi muito bom", afirmou.

Acionado por Mano Menezes aos 35 minutos do segundo tempo, o camisa 10 aproveitou um erro do goleiro Thiago em finalização de Hudson e estufou a rede do Flamengo. "O atacante tem de acreditar sempre, porque uma hora acontece. E hoje aconteceu", afirmou Arrascaeta.

Ao término do confronto, ele fez questão de dedicar o tento aos membros do departamento médico: "Pessoalmente, é muito importante pelo que trabalhou o departamento médico comigo. Acreditava que podia chegar à final, graças a Deus, ajudei o time e fiz um gol muito importante", declarou.

"Sem dúvida, o departamento médico fez um grande trabalho. Trabalhei muito a perna. O merecimento é para todos eles, que tiveram um grande empenho", acrescentou.