Topo

O que pesa na escolha de Rueda entre Muralha e Thiago para final no Fla?

Alex Muralha e Thiago comemoram o título carioca do Flamengo: fase agora é delicada - Gilvan de Souza/ Flamengo
Alex Muralha e Thiago comemoram o título carioca do Flamengo: fase agora é delicada Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/09/2017 04h00

Não tem jeito. O Flamengo entrou em campo na última quarta-feira (13) pela Copa Sul-Americana e empatou por 0 a 0 com a Chapecoense. A preocupação dos torcedores, no entanto, está na decisão da Copa do Brasil, dia 27 de setembro, contra o Cruzeiro, no Mineirão. Não apenas pela possibilidade de conquistar o tetracampeonato, mas por conta da indefinição de quem será o goleiro no jogo mais importante de 2017.

Sem poder contar com Diego Alves, que chegou depois do fim das inscrições na competição nacional, o técnico Reinaldo Rueda se vê em um panorama absolutamente delicado. É inegável que Alex Muralha e Thiago estão pressionados e abalados emocionalmente. Mas não há trégua. Um deles será o responsável por defender o Rubro-negro e tentar levá-lo ao título.

Na partida de ida das oitavas da Sul-Americana, Rueda optou por Diego Alves e colocou Alex Muralha no banco. A opção, porém, ainda não indica quem será o “camisa 1” na finalíssima. Depois da falha de Thiago no primeiro jogo (1 a 1 com o Cruzeiro, no Maracanã), todos os aspectos estão sendo discutidos.

Obviamente, o tema foi levantado após a apresentação pelo torneio internacional. Reinaldo Rueda se esquivou, embora tenha convicções em relação aos goleiros.

“Thiago e Muralha estão trabalhando. Vão responder bem quando entrarem em campo. A escolha de quem vai para o banco varia de jogo para jogo”, afirmou.

O UOL Esporte apurou alguns pontos definidos na cabeça do treinador e o que pesa a favor de cada um nos 14 dias até o jogo da vida deles.

Experiência e motivação de Muralha para volta por cima

Alex Muralha - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Alex Muralha lamenta mais um momento difícil pelo Flamengo na temporada 2017
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Alex Muralha vive fase delicadíssima na carreira. O goleiro errou praticamente tudo nos últimos jogos em que participou e caiu em desgraça com a torcida. Ele foi alvo até de um editorial do Jornal Extra contrário ao apelido e mobilizou o elenco, que o apoiou publicamente.

A opção pelo antigo titular e que frequentou a seleção brasileira seria pela experiência. Ainda que o momento seja ruim e a reação da torcida contrária, a escolha por Alex Muralha contemplaria também a aposta na volta por cima no jogo mais importante do ano.

Internamente, existe a convicção de que o goleiro não está no nível dos selecionáveis, assim como as últimas atuações fugiram completamente do padrão. Muralha tem recebido apoio dos colegas e realiza um trabalho psicológico diário com a equipe do clube para corresponder caso seja o escolhido.

Juventude de Thiago e bom retrospecto nos pênaltis

Thiago - Fernando Soutello/AGIF - Fernando Soutello/AGIF
O goleiro Thiago após a falha no primeiro jogo da final contra o Cruzeiro no Maracanã
Imagem: Fernando Soutello/AGIF
Thiago falhou no primeiro jogo da decisão, irritou os torcedores, mas não tem nível de rejeição próximo ao sofrido por Muralha no momento. Ainda que abalado, a forma como se apresentou para admitir o erro após o confronto no Maracanã lotado foi alvo de elogios.

A juventude pode ser um ponto positivo na escolha. Aos 21 anos, o goleiro foi formado na base rubro-negra e conhece bem a importância de uma final deste porte. A disposição em mostrar que pode ajudar e o fato de ainda ter “lenha para queimar” são vistos como positivos no processo apesar da inexperiência.

A decisão é delicada e também deve passar pela possibilidade de o título ser definido nos pênaltis. Muralha só defendeu um desde que chegou ao Flamengo e raramente acerta até o lado das cobranças. O jovem, por outro lado, foi fundamental na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016, quando defendeu duas penalidades e ajudou o Rubro-negro a conquistar o tricampeonato diante do Corinthians.

As cartas estão na mesa. Reinaldo Rueda analisa tudo o que pode para escolher o goleiro da decisão. Experiente, o colombiano sabe que o eleito pode consagrá-lo ou estacionar o Flamengo na crise em caso de novo fracasso.