Topo

Fla x Cruzeiro? "Queria que Kim Jong jogasse bomba", brinca ídolo do Galo

Nunes (e) e Reinaldo (d) foram grandes rivais com as cores de Flamengo e Atlético-MG - Pedro Ivo Almeida/UOL
Nunes (e) e Reinaldo (d) foram grandes rivais com as cores de Flamengo e Atlético-MG Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Thiago Fernandes e Vinicius Castro

Do UOL, em Belo Horizonte

26/09/2017 12h00

Finalistas da Copa do Brasil 2017, Cruzeiro e Flamengo são os dois clubes mais odiados pela torcida do Atlético-MG. A decisão marcada para esta quarta-feira (25), às 21h45 (de Brasília), no Mineirão, é um verdadeiro pesadelo para os alvinegros.

Maior artilheiro da história do Galo (255 gols) e torcedor declarado do time, Reinaldo é o retrato do atleticano ao falar do jogo entre mineiros e cariocas. "Eu nem sei que dia é o jogo e não quero nem saber. Eu queria que o Kim Jong-un [líder norte-coreano] jogasse uma bomba lá", disse aos risos, em entrevista ao UOL Esporte. "Estou de sacanagem. Acompanho [o jogo] como um desportista, mas não tenho um lado para a final não", acrescentou.

Se a rivalidade com o Cruzeiro é natural pela proximidade regional, com o Flamengo trata-se de uma construção histórica. Processo do qual ele fez parte, aliás. Jogador do Atlético entre 1973 e 1985, ele relembra de duelos em fases importantes de Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América.

Reinaldo, ex-atacante do Atlético-MG - Reprodução - Reprodução
Reinaldo é o maior artilheiro da história do Atlético-MG, com 255 gols
Imagem: Reprodução

"A rivalidade com o Flamengo é grande porque houve grandes decisões contra o Atlético-MG. O Flamengo ganhou um título nacional pela primeira vez contra o Atlético, de uma maneira bastante discutível. Depois, na Libertadores, foram grandes jogos e essa rivalidade se deu principalmente porque Atlético e Flamengo tinham a base da seleção, ofereciam grandes espetáculos, grandes jogos. O Galo era o adversário que poderia realmente enfrentar o Flamengo no Maracanã", afirmou o ídolo atleticano de 60 anos, que ainda comentou o sentimento em relação ao Cruzeiro:

"O Cruzeiro é um grande adversário, mas em nível estadual. Dentro de Minas, o Cruzeiro realmente é o grande adversário do Atlético".

Em um ano difícil para o Atlético-MG, que investiu muito e viu o estrelado elenco ficar longe de títulos de expressão, a final da Copa do Brasil é o capítulo final de uma temporada para esquecer. Depois do 1 a 1 no jogo de ida, quem vencer no Mineirão leva o título no mata-mata e a vaga para Libertadores. Em caso de novo empate, como não há gol qualificado na decisão, Cruzeiro e Flamengo decidem nos pênaltis.