Topo

Com histórico de tropeços, Flu liga alerta "anti zebra" ante o Salgueiro

Abel Braga falou sobre os perigos da partida desta noite - Lucas Merçon/Fluminense
Abel Braga falou sobre os perigos da partida desta noite Imagem: Lucas Merçon/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/02/2018 04h00

Apesar do título na edição 2007, a Copa do Brasil é uma competição que traz à memória do torcedor do Fluminense algumas eliminações doídas.

Nesta quinta, a equipe encara o Salgueiro, às 19h15, no Nilton Santos, disposto a evitar uma queda precoce e seguir em busca da premiação milionária da competição nacional. Se vencer os pernambucanos, o Fluminense já garante mais R$ 1,2 milhão, dinheiro muito bem vindo para os cofres vazios das Laranjeiras.

Para abocanhar esta grana e seguir sonhando com um segundo título, o time dirigido por Abel Braga terá de superar o rival e não dar espaço para tropeços contra clubes de menor investimento, algo que já atormentou o Tricolor ao longo da história. Linhares (ES), Juventude (RS), Brasiliense (DF) e América (RN), por exemplo, já foram algozes dos cariocas no torneio.

No confronto diante dos gaúchos, a eliminação ficou em segundo plano diante do tamanho do tombo. Após vitória em casa por 3 a 1, o Flu foi até Caxias do Sul e voltou com um 6 a 0 na bagagem, resultado que resultou na eliminação da Copa do Brasil de 1999, ano do único título alviverde.

Participante de três finais, o Fluminense ainda guarda a amarga lembrança de um vice-campeonato para o modesto Paulista, em pleno São Januário. Em 92, uma polêmica derrota para o Internacional, que venceu com um pênalti questionável no Beira-Rio, também é uma memória nada agradável.

"É o jogo da vida deles. Com um agravante: a responsabilidade é toda nossa. Vamos encarar com a maior seriedade possível. É o tipo de confronto que pode ter surpresa. Empate leva para os pênaltis. E pênalti é loteria. O Salgueiro é um time rápido, estudamos muito o time deles. Copa é sempre perigoso", alertou Abel Braga.

O comandante confirmou que o recém-contratado Léo irá para o grupo que vai ao Nilton Santos nesta quinta. Situação contrária a do volante Airton, ainda sem condições de reforçar Tricolor. Com uma inflamação na garganta, Douglas está vetado.

O Flu na Copa do Brasil

1992: Vice-campeão contra o Internacional
1994: Eliminado na primeira fase pelo Linhares (ES)
1996: Eliminado nas oitavas pelo Criciúma
1997: Eliminado na primeira fase pelo Ceará
1998: Eliminado na primeira fase pelo Paraná
1999: Eliminado na segunda fase pelo Juventude
2000: Eliminado nas quartas pelo Atlético-MG
2001: Eliminado pelo Grêmio nas oitavas
2002: Eliminado pelo Brasiliense nas quartas
2003: Eliminado pelo Sport nas oitavas
2004: Eliminado pelo Grêmio nas oitavas
2005: Vice-campeão contra o Paulista
2006: Eliminado pelo Vasco na semi
2007: Campeão
2009: Eliminado pelo Corinthians nas quartas
2010: Eliminado pelo Grêmio nas quartas
2013: Eliminado pelo Goiás nas quartas
2014: Eliminado pelo América na terceira fase
2015: Eliminado na semi pelo Palmeiras
2016: Eliminado nas oitavas pelo Corinthians
2017: Eliminado nas oitavas pelo Grêmio