Topo

Damião desencanta, Inter vira e garante classificação na Copa do Brasil

Ricardo Duarte/Divulgação
Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/02/2018 21h25

Finalmente acabou o tabu de Leandro Damião. O atacante foi o principal nome do Internacional na virada por 2 a 1 dos colorados contra o Remo, pela segunda fase da Copa do Brasil. Sem marcar há mais de três meses, o camisa 9 conseguiu fazer o seu primeiro gol em 2018 nesta quarta-feira (21) e ajudar o time gaúcho, que sofreu no início do jogo, ocorrido no Mangueirão, em Belém. Edenilson fez o outro gol da vitória colorada, enquanto Felipe Marques foi o responsável por marcar o tento da equipe derrotada.

Com o resultado, o Inter avançou à terceira fase do torneio nacional. Em busca do bi da Copa do Brasil, o clube gaúcho irá enfrentar o Cianorte, que garantiu sua classificação ao bater o Criciúma nos pênaltis por 5 a 4, após empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar.

Mesmo que o Inter tivesse o controle da bola já no início da partida, foram do Remo as principais chances de gol se aproveitando dos contra-ataques. E foi em um vacilo dos visitantes que a equipe paraense abriu o placar aos 18 minutos. Livre pelo lado esquerdo, o meia Felipe Marques recebeu um belo lançamento do meio de campo, avançou para a área e chutou a bola, que bateu em Klaus. O desvio enganou Marcelo Lomba, e a bola ainda bateu no travessão antes de entrar no gol.

Revés faz Inter avançar

O resultado adverso era tudo o que o Inter precisava para finalmente atacar os anfitriões com mais afinco. Nico López teve uma boa oportunidade dois minutos depois, mas Vinícius conseguiu desviar um chute do uruguaio, que tentou o driblar na grande área. Aos 24 minutos, o Inter aproveitou para empatar depois de um vacilo da zaga paraense. Após uma cobrança rápida de falta, Igor avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para a grande área. Leandro Damião apareceu livre para empatar a partida.

Damião desencanta em 2018

Damião - Ricardo Duarte/Divulgação - Ricardo Duarte/Divulgação
Leandro Damião fez seu primeiro gol em 2018
Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação

O atacante, que ficou 580 minutos sem fazer um gol pelo Inter, marcou o seu primeiro tento em 2018. O camisa 9 aproveitou um cruzamento rasteiro de Iago para fazer o gol do empate colorado. A última vez que Damião havia marcado foi contra o Luverdense, em 6 de novembro do ano passado.

Cinco minutos depois, o Inter conseguiu virar a partida em Belém. Mantendo a mesma pressão depois do empate, Rodrigo Dourado apareceu na entrada da grande área para acertar um chute que desviou no zagueiro Bruno Maia. O lance gerou um bate-rebate, e Edenilson aproveitou a sobra dentro da área para virar o jogo.

Visitantes se seguram

A partir dos 20 minutos da segunda etapa, o Remo começou finalmente a ir para cima dos visitantes. A melhor oportunidade dos paraenses foi com  Eliélton. O atacante pegou a bola no lado direito, arrancou em direção ao meio, passou por quatro jogadores, mas acabou chutando para fora. O time chegou a ter outras chances com Esquerdinha e com o próprio Eliélton, mas Marcelo Lomba salvou o Inter, que garantiu sua vaga para a próxima fase.

Nico López é expulso

Substituto de William Pottker, Nico López fez um bom primeiro tempo, apesar de ter abusado do individualismo em algumas ocasiões. No entanto, a irregularidade apresentada na etapa final teve um ponto ainda mais negativo nos minutos finais: o uruguaio foi expulso após levar o segundo cartão amarelo nos acréscimos da partida. Com isso, o camisa 7 será desfalque certo para o jogo contra o Cianorte.

FICHA TÉCNICA

REMO 1 X 2 INTERNACIONAL

Local: Mangueirão, em Belém (PA)
Data/Hora: 21 de fevereiro de 2018, às 19h30
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartões amarelos: Felipe Recife, Geandro, Mimica (Remo), Edenilson, Klaus, Patrick e Nico López (Internacional)
Cartão vermelho: Nico López (Internacional)

GOLS: Felipe Marques, aos 18 minutos do primeiro tempo (Remo), Leandro Damião, aos 24 minutos do primeiro tempo e Edenilson, aos 29 minutos do primeiro tempo.

REMO: Vinicius; Levy (Adenilson), Bruno Maia, Mimica e Esquerdinha; Felipe Recife, Geandro (Dudu), Fernandes e Jefferson Recife (Eliélton); Felipe Marques e Isac. Técnico: Ney da Matta

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Dudu (Gabriel Dias), Klaus, Cuesta e Iago (Uendel); Rodrigo Dourado, Edenilson, Patrick, D’Alessandro e Nico López; Leandro Damião. Técnico: Odair  Hellmann.